Cartaz de cinema

Os gémeos Rapazote levam a sua "Corte" a Cannes

Publicado em 2 Jul. 2020 às 18:04, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)

Os gémeos Rapazote levam a sua "Corte" a Cannes

A curta-metragem de Afonso e Bernardo Rapazote foi selecionada para a competição da secção Cinéfondation do Festival de Cannes.

"Corte", curta metragem realizada por Afonso e Bernardo Rapazote e produzida pela Escola Superior de Teatro e Cinema, foi seleccionada pela Cinéfondation, secção competitiva do Festival de Cannes dedicada a filmes de escola do mundo inteiro e novas vozes do cinema independente.

É a primeira vez em duas décadas que Portugal é representado na Cinéfondation e a primeira vez na história da competição que uma produção inteiramente portuguesa é seleccionada, depois das selecções de António Ferreira com a curta luso-alemã "Respirar (Debaixo d'Água)" e de Simão Cayatte com o filme "A Viagem" realizado no âmbito dos seus estudos nos EUA.

O filme propõe um olhar diferente sobre a ordem e a liberdade, bem como sobre a sua impossível conciliação.

Com 28 minutos de duração, "Corte" tem lugar no seio de uma corte desequilibrada pela longa ausência do Rei, onde as mulheres parecem ter desaparecido juntamente com a razão, e onde o príncipe herdeiro é assassinado. Envolvidos no enredo dos promotores de um espírito libertino decadente, os irmãos do príncipe, gémeos, testemunham a caça ao homicida. No pano de fundo de todo o falatório, nasce o desejo individual dos gémeos pela dinastia.

Os irmãos gémeos Afonso e Bernardo Rapazote dizem que o seu filme é "mais do que uma celebração do passado", encontrando-em mais próximo de mostrar "a nossa percepção desse tempo com consciência do presente".

Criada em 1998, a Cinéfondation faz parte da Seleção Oficial do Festival e conta com uma programação de cerca de 15 a 20 filmes, que espelham o dinamismo e a diversidade da jovem criação cinematográfica internacional.