Publicado em 23 Jan. 2023 às 17:42, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
O festival de Berlim desvendou hoje o alinhamento da 73.ª edição com filmes de Phillipe Garrel, Christian Petzold, Margarethe von Trotta e João Canijo.
Realidade, liberdade e amor. Três das palavras que o diretor artístico, Carlo Chatrian, e a diretora executiva, Mariëtte Rissenbeck, usaram para descrever os temas que unem a seleção oficial da edição deste ano do Festival de Cinema de Berlim.
A abertura fica a cargo da comédia romântica "She Came To Me", de Rebecca Miller, com Peter Dinklage, Marisa Tomei, Joanna Kulig, Brian d'Arcy James e Anne Hathaway enquanto "Superpower", o documentário de Sean Penn e Aaron Kaufmann sobre o presidente ucrâniano Vladimir Zelenski, será exibido numa sessão especial.
Na competição principal, destacam-se "Ingeborg Bachmann – Journey into the Desert", da alemã Margarethe von Trotta, onde Vicky Krieps interpreta a escritora austríaca Ingeborg Bachmann; "Le grand chariot", de Philippe Garrel, sobre o destino ao mesmo tempo trágico e romântico de um grupo de marionetistas; e "Suzume", a fantasia animada do japonês Makoto Shinkai.
O português João Canijo tem presença dupla, um feito inédito em Berlim, com "Mal Viver" na corrida ao Urso de Ouro e "Viver Mal" na mais arrojada secção Encontros. Os dois filmes foram rodados no mesmo local e ao mesmo tempo. Um acompanha a familía proprietária de um hotel e o outro centra-se nos diversos grupos de hóspedes.
Também na secção Encontros aparece "In the Water, o filme mais recente do prolífico sul-coreano Hong Sangsoo.
Com Kristen Stewart na presidência do júri, o Festival de Berlim arranca a 16 de fevereiro e prolonga-se até dia 26.
"Superpower", Sean Penn e Aaron Kaufmann