Cartaz de cinema

Os filmes da semana: estreias nas salas de cinema (20 de maio 2021)

Publicado em 19 Mai. 2021 às 20:34, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

Os filmes da semana: estreias nas salas de cinema (20 de maio 2021)

Fique a conhecer as novidades em cartaz nas salas portuguesas a partir desta quinta-feira, 20 de maio 2021.

Esta semana, as salas de cinema enchem-se com uma dose dupla de Billie Holiday através do documentário "Billie" e de "Estados Unidos vs. Billie Holiday", relato ficcionado da perseguição movida à cantora pelo FBI nos primeiros anos da catastrófica "guerra às drogas". Interroga-se a sexualidade portuguesa pós-25 de abril, pela lente de José Filipe Costa, e Jason Statham volta a trabalhar com Guy Ritchie em "Um Homem Furioso".

Em "Marighella" o tema é a resistência à ditadura brasileira saída do golpe de 1964 através dos últimos anos de vida do guerrilheiro e líder comunista Carlos Marighella. Também de resistência se fala em "O Mauritano" sobre um suspeito de terrorismo detido e encarcerado durante anos, sem julgamento, na Baía de Guantánamo.

Já a seguir, os detalhes de todas as estreias da semana nas salas de cinema. Os horários das sessões podem ser consultados no cartaz, a partir da página principal do site.

 

Um Homem Furioso / Wrath of Man (2021)

A história da personagem misteriosa conhecida apenas como H. que trabalha para uma empresa de transporte de dinheiro na zona de Los Angeles e é responsável por movimentar milhões de dólares através da cidade.

Um Homem Furioso

Um Homem Furioso Wrath of Man

2021 | Crime, Ação | 118 min

Com Jason Statham, Alex Ferns, Holt McCallany

Realização Guy Ritchie

Class. etária M/16

Estreia em Portugal 20 Mai. 2021

Distribuidor Pris

Ver trailer


Billie Holiday

Lady Day foi uma das maiores vocalistas da história do jazz. Em 1971, a jornalista Linda Lipnack Kuehl decidiu escrever a biografia definitiva de Billie Holiday. Antes da sua morte em 1978, Kuehl gravou mais de 200 horas de entrevistas. As fitas nunca foram ouvidas. Agora, formam a base de um documentário atmosférico com várias camadas que captura as facetas complexas de uma mulher negra orgulhosa, viciada em drogas, violenta, leal, amante vingativa e cantora inesquecível.

Billie

Billie

2020 | Documentário | 96 min

Realização James Erskine

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 20 Mai. 2021

Distribuidor Midas Filmes

Ver trailer


Estados Unidos vs. Billie Holiday / The United States vs. Billie Holiday (2021)

Em plena era de segregação racial nos EUA, Billie Holiday era uma artista de sucesso no mundo do jazz. Contudo, a infância traumática e os obstáculos que enfrentou cedo a conduziram ao alcoolismo e à dependência da heroína.

Em 1937, o Senado recusa aprovar um projeto de lei para proibir o linchamento de afro-americanos. Em resposta, Billie Holiday começa a incluir no seu reportório a canção "Strange Fruit", escrita por Abel Meeropol, que compara os negros enforcados aos frutos das árvores do Sul.

Esse facto e a criminalização do uso estupefacientes levaram Holiday a ser um dos primeiros alvos do Departamento Federal de Narcóticos no que seria a desastrosa "guerra às drogas" levada a cabo nos Estados Unidos durante décadas.

Estados Unidos vs. Billie Holiday

Estados Unidos vs. Billie Holiday The United States vs. Billie Holiday

2021 | Drama | 130 min

Com Andra Day, Trevante Rhodes, Garrett Hedlund

Realização Lee Daniels

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 20 Mai. 2021

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


Marighella - O Guerreiro / Marighella (2019)

Adaptação do livro "Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo" de Mário Magalhães, o filme baseia-se nos últimos cinco anos da vida de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro, que durante a ditadura militar liderou um dos maiores movimentos de resistência ao governo da época.

Marighella - O Guerreiro

Marighella - O Guerreiro Marighella

2019 | Crime, Drama | 144 min

Com Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso

Realização Wagner Moura

Estreia em Portugal 20 Mai. 2021

Distribuidor Alambique

Ver trailer


O Mauritano / The Mauritanian (2021)

Mohamedou Ould Slahi (Tahar Rahim) é detido e encarcerado durante anos, sem julgamento, na Baía de Guantánamo. As únicas aliadas de Slahi são a advogada de defesa Nancy Hollander (Jodie Foster) e a sua associada Teri Duncan (Shailene Woodley) que lutam por justiça contra o governo dos EUA. Através da controversa defesa de Slahi, em conjunto com provas descobertas pelo procurador militar, o Tenente-Coronel Stuart Couch (Benedict Cumberbatch, descobre-se a mais chocante verdade...

O Mauritano

O Mauritano The Mauritanian

2021 | Drama | 129 min

Com Benedict Cumberbatch, Jodie Foster, Shailene Woodley

Realização Kevin Macdonald

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 20 Mai. 2021

Distribuidor Cinemundo

Ver trailer


Orphea (2020)

O lendário mito grego de Orfeu e Eurídice é transformado e reinventado nesta versão contemporânea criada pelo inovador do cinema alemão Alexander Kluge, em colaboração com o argumentista Khavn.

Através de uma abordagem experimental, o filme altera o género do herói para que, desta vez, Orfeu seja uma mulher que desce ao mundo subterrâneo para salvar o seu amado. Ao ritmo da música rock, e passado nos bairros de lata de Manila, o seu peso mitológico e a sua estética avant-garde são acompanhados do tratamento de questões relacionadas com a imigração e com a xenofobia.

Orphea

Orphea

2020 | Fantasia, Drama | 99 min

Com Lilith Stangenberg, Ian Madrigal

Realização Khavn, Alexander Kluge

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 20 Mai. 2021

Distribuidor Leopardo Filmes

Ver trailer


Peter Rabbit: Coelho à Solta / Peter Rabbit 2: The Runaway (2021)

O adorável coelho rebelde está de volta. Bea, Thomas e os coelhos criaram uma família improvisada, mas, apesar dos melhores esforços, Peter parece não conseguir apagar o seu passado de traquinices. Aventurando-se fora do jardim, dá por si num mundo onde as suas travessuras são apreciadas, mas quando a sua família arrisca tudo para procurá-lo, Peter tem de descobrir que tipo de coelho quer ser.

Peter Rabbit: Coelho à Solta

Peter Rabbit: Coelho à Solta Peter Rabbit 2: The Runaway

2021 | Aventura, Comédia | 93 min

Vozes Rose Byrne, Domhnall Gleeson, James Corden

Realização Will Gluck

Class. etária M/6

Estreia em Portugal 20 Mai. 2021

Distribuidor Big Picture

Ver trailer


Prazer, Camaradas! (2019)

Em 1975, no Portugal pós-revolução de abril, uma mulher e dois homens - Eduarda Rosa, João Azevedo e Mick Geer - viajam da Europa do Norte para trabalharem nas cooperativas das herdades ocupadas no Ribatejo. Como muitos outros, ajudam nas actividades rurais e pecuárias, dão consultas médicas, aulas de planeamento familiar, mostram filmes de educação sexual e participam nos bailes tradicionais. Vêm fazer a revolução sexual, abalando as velhas certezas de quem viveu tanto tempo em ditadura: como convivem homens e mulheres nas aldeias do Ribatejo? Por que é que as mulheres têm de ir virgens para o casamento? Por que é que só os homens têm direito ao prazer sexual?

Prazer, Camaradas!

Prazer, Camaradas!

2019 | Documentário, Drama | 105 min

Realização José Filipe Costa

Estreia em Portugal 20 Mai. 2021

Ver trailer


Protótipo / Archive (2020)

2038: George Almore está a desenvolver uma inteligência artificial avançada e o seu protótipo mais recente está praticamente pronto. Esta fase sensível também é a mais arriscada, pois ele tem um objetivo que deve ser escondido a todo custo - reunir-se com a esposa morta.

Protótipo

Protótipo Archive

2020 | Thriller, Fantasia, Drama, Ficção Científica | 109 min

Com Theo James, Stacy Martin, Rhona Mitra

Realização Gavin Rothery

Estreia em Portugal 20 Mai. 2021

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer

 

Bons filmes!

Para informações sobre os cinemas onde cada filme está a ser exibido e horários das sessões, consulte o cartaz de cinema do filmSPOT.