Cartaz de cinema

Os dois primeiros filmes de Wong Kar Wai com estreia em salas portuguesas a 27 de maio

Publicado em 11 Mai. 2021 às 14:17, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias, Cinema Asiático)

Os dois primeiros filmes de Wong Kar Wai com estreia em salas portuguesas a 27 de maio

A Leopardo Filmes dá seguimento ao ciclo "O Mundo de Wong Kar Wai" com as duas primeiras obras do cineasta de Hong Kong.

"As Tears Go By – Ao Sabor Da Ambição" e "Days Of Being Wild – Dias Selvagens", os dois primeiros filmes de Wong Kar Wai, inéditos comercialmente em sala em Portugal, estreiam a 27 de Maio, em cópias digitais restauradas em 4K.

Além do Cinema Nimas, em Lisboa, e do Teatro Campo Alegre,no Porto, os filmes terão exibição no Cinema Charlot, em Setúbal; no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra; no Theatro Circo de Braga, e no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

Primeira obra do realizador de Hong Kong, "Ao Sabor da Ambição" (1988) é um thriller passado no mundo das tríades. Andy Lau interpreta um baixo funcionário da máfia chinesa, dividido entre um romance florescente com a sua prima (Maggie Cheung, na primeira de várias colaborações com o cineasta) e a lealdade para com um impulsivo parceiro de crime (Jacky Cheung), cujas tentativas imprudentes de ganhar reconhecimento resultam num ciclo de violência que parece não ter fim. Passos iniciais do autor no que se tornaria o seu inconfundível estilo visual, o filme fez furor em Cannes pelo romantismo e singularidade dos cenários.

"Dias Selvagens" (1990) é uma história de insaciável desejo romântico na Hong Kong dos anos 1960. Um grupo de jovens, instáveis com vinte e poucos anos, um "quebra-corações" insatisfeito à procura da mãe biológica, uma rapariga enamorada por ele e a sentir que o seu amor não é correspondido, e um polícia apanhado no meio desta turbulenta relação, partilham noites e cigarros, naquela que é também a primeira das muitas e brilhantes colaborações de Wong Kar Wai com o director de fotografia Christopher Doyle.