Cartaz de cinema

"Os Chapéus de Chuva de Cherburgo" e "As Donzelas de Rochefort" em reposição no Cinema Ideal

Publicado em 3 Ago. 2017 às 14:12, por , em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

"Os Chapéus de Chuva de Cherburgo" e "As Donzelas de Rochefort" em reposição no Cinema Ideal

As duas obras-primas cantadas de Jacques Demy vão ser exibidas em novas versões digitais restauradas, no cinema de Lisboa.

Para assinalar os 50 anos de "As Donzelas de Rochefort" (Les Demoiselles de Rochefort), que com "Os Chapéus de Chuva de Cherburgo" (Les Parapluies de Cherbourg) constitui o passo mais notável da obra de Jacques Demy, a Midas Filmes vai exibir os dois musicais em novas versões restauradas, a partir de 17 de Agosto em exclusivo no Cinema Ideal, em Lisboa.

Os "Chapéus-de-Chuva de Cherburgo" (1964), Palma de Ouro no Festival de Cannes, é prova da audácia e do talento de Demy, que realiza com a colaboração de Michel Legrand, também autor da música em "As Donzelas de Rochefort", o primeiro filme totalmente cantado - uma opção que se lança para lá do formato habitual, pois mesmo os musicais americanos, alternavam sequências musicadas com diálogos. Bela, melancólica e triste história de amor, solidamente apoiada nas interpretações de Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo e Anne Vernon, nas inesquecíveis cores dos décors e do guarda-roupa tudo é perfeito neste filme de Jacques Demy.

"As Donzelas de Rochefort" cumprem este ano o 50º aniversário. Sucesso de público e crítica desde a estreia, em 1967, a obra-prima de Demy, protagonizada por Catherine Deneuve e Françoise Dorléac, é uma comédia musical "à americana", que conta inclusive com a participação de Gene Kelly, em que câmara e personagens dançam num filme saído do universo ónirico de um conto-de-fadas, em que todos procuram o amor,  sem perceberem que este pode estar mesmo ao virar da esquina.