Cartaz de cinema

Os 40 anos de "Encontros Imediatos do Terceiro Grau" celebrados no Centro Cultural de Belém

Publicado em 24 Out. 2017 às 19:27, por filmSPOT, em Notícias de cinema

Os 40 anos de "Encontros Imediatos do Terceiro Grau" celebrados no Centro Cultural de Belém

O filme de Steven Spielberg será projetado em nova versão digital restaurada em 4K numa sessão exclusiva a 1 de novembro, no CCB.

Na comemoração do 40º aniversário de "Encontros Imediatos do Terceiro Grau", o filme de ficção científica que consagrou Steven Spielberg como um dos grandes realizadores do século XX, a Midas Filmes e o CCB associam-se a este acontecimento mundial, numa sessão única, no próximo dia 1 de Novembro, às 16h00.

Nesta sessão exclusiva, o filme será visto na sua nova cópia digital restaurada em 4k Ultra HD. Os bilhetes custam 5 euros, anunciou esta terça-feira a distribuidora.

Em "Encontros Imediatos do Terceiro Grau", Roy Neary, funcionário de uma companhia eléctrica, avista um objeto voador não identificado (OVNI) numa estrada deserta quando se encontrava a averiguar um estranho corte de energia. Depois deste inesperado encontro, Roy fica obcecado pelos OVNIS e pelos estranhos acontecimentos e mensagens subliminares que a eles estão ligados.

Nesta investigação obsessiva que o vai distanciando do casamento e da vida familiar, Roy cruza-se com investigações científicas e militares conduzidas pelo governo, que se prepara para estabelecer contacto com uma misteriosa presença extraterrestre.

Sobre o filme

Em "Encontros Imediatos", Spielberg fez uma das suas primeiras incursões pela ficção científica, o género que mais o tem distinguido nas várias décadas de carreira. Para isso ter-se-á inspirado num episódio de infância, quando os pais o levaram por uma estrada misteriosa até chegarem a um local onde havia uma concentração de pessoas para observar uma chuva de estrelas. Este era um projecto de longa data que já tinha ganho a sua forma embrionária no filme "Firelight", que Spielberg realizou em 8mm quando tinha apenas 17 anos. Algumas cenas forma mesmo incorporadas na nova produção.

Em 1973, beneficiando do sucesso de "Tubarão", Spielberg conseguiu fechar um acordo com a Columbia Pictures para a produção de "Encontros Imediatos", com um orçamento de 20 milhões de dólares. Filmado em 1976, após mais de três anos de preparação - que envolveu cientistas a especialistas em OVNIS (e uma carta de 20 páginas da NASA a desaprovar a produção do filme) - a originalidade de "Encontros Imediatos" está na visão idealizada e sonhadora de Spielberg, que vê os extraterrestres como seres pacíficos e amigáveis, em vez de criaturas terríveis que invadem a Terra e que almejam exterminar a raça humana. O filme está, por isso, repleto de imagens luminosas e fascinantes - imagem de marca da estética de Spielberg- que induzem mais à atracção e ao fascínio por esta possibilidade de contacto com vida extraterrestre, do que ao medo e temor.

Spielberg oferece, com este devaneio, a esperança na possibilidade de alienação, de escape ao mundo asfixiante das vidas familiares disfuncionais e do conformismo deprimente dos subúrbios. Este mesmo tema será depois retomado em "E.T – O Extraterrestre" que, com "Encontros Imediatos", constitui um díptico em que o contacto com seres extraterrestres acontece num imaginário luminoso, fantástico e fascinante.

A sua estreia em Novembro de 1977 foi um estrondoso êxito de bilheteira, com mais de 300 milhões de dólares de receita, tendo-se tornado o filme mais rentável da Columbia Pictures, até então.

Spielberg, que Jean Renoir comparou a Jules Verne e George Meliès, pela mestria em criar uma visão e um mundo fantástico tão cativante, obteve com "Encontros Imediatos" a primeira nomeação para o Óscar de Melhor Realizador. O filme recebeu outras sete nomeações para os Óscares - melhor Fotografia, Actriz Secundária (Melinda Dillon), Efeitos Visuais, Direcção de Arte, Música Original, Montagem e Som -, apesar de apenas ter recebido o Óscar de Melhor Fotografia (Vilmos Zsigmond) e uma menção especial para os Efeitos Sonoros.

"Encontros Imediatos" é uma referência recorrente nas listas dos melhores filmes. O American Film Institute considerou-o o 63º melhor filme americano de sempre e um dos mais influentes no género da Ficção Científica. E, numa votação pública promovida pela ABC, foi eleito um dos melhores filmes do nosso tempo.

Em 2007, "Encontros Imediatos do Terceiro Grau" foi considerada uma obra cultural, histórica e esteticamente relevante e digna de conservação e restauro, pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e pelo National Film Registry.

Para assinalar o 40º aniversário da sua estreia, a Sony Pictures empenhou-se num magnífico restauro e remasterização em 4K Ultra HD deste épico da ficção científica, que demorou mais de 2 anos a estar concluída, e que foi feito com supervisão directa de Steven Spielberg.