Cartaz de cinema

Os 25 anos dos motins de Los Angeles assinalados em maio no canal História

Publicado em 27 Abr. 2017 às 19:00, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

Os 25 anos dos motins de Los Angeles assinalados em maio no canal História

O canal História estreia, a 1 de maio, pelas 22h00, "Distúrbios em L.A.", um documentário que assinala o 25º aniversário dos motins de Los Angeles, os mais devastadores de sempre na América do Norte, que causaram 53 mortos e prejuízos na ordem de mil milhões de dólares, incluindo quase quatro mil edifícios destruídos por incêndios.

Na origem de tudo, esteve o vídeo filmado por uma testemunha do espancamento a um taxista de ascendência africana. Mandado parar por excesso de velocidade, Rodney King foi violentamente agredido por quatro elementos da polícia de Los Angeles, na noite de 3 de março de 1991. Divulgado na imprensa, o vídeo indignou o país e aumentou a preocupação do público sobre a atuação das autoridades junto de minorias étnicas.

Os quatro agentes foram a tribunal, mas acabaram absolvidos por um júri maioritariamente composto por cidadãos de origem caucasiana.

A decisão levou a violentos confrontos raciais em diversas zonas da cidade de Los Angeles, com origem no bairro pobre de South Central, a 29 de abril de 1992. A situação escalou de tal forma que obrigou à intervenção do exército e dos fuzileiros.

"Distúrbios em L.A." revive os quatro dias de caos na capital californiana, através de imagens recolhidas em câmaras de vigilâncias das ruas, testemunhos e imagens de arquivo. Posiciona também os motins num contexto histórico e examina a ligação entre relações raciais, abusos de autoridade e injustiça social, desde a época da escravatura até à atualidade.