Cartaz de cinema

Os 10 Melhores Filmes Portugueses de Sempre

Publicado em 31 Mai. 2020 às 12:53, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)

Os 10 Melhores Filmes Portugueses de Sempre

Mais de 100 participações de gente ligada ao setor, entre atores, realizadores, técnicos, jornalistas, programadores e muitos mais, compõem esta lista que, propositadamente, publicamos na véspera da ainda tímida reabertura das salas de cinema, numa homenagem ao cinema feito em Portugal e aos que nele trabalharam e continuarão a trabalhar.

De toda a cinematografia portuguesa, quais serão os títulos mais influentes, os mais relevantes de um ponto de vista histórico, cultural e artístico ou, simplesmente, os mais apreciados não só junto de quem nutre uma cinefilia ativa, mas também pelos que vivem atentos aos nossos filmes?

Foi com estas interrogações que o filmSPOT desafiou um alargado conjunto de personalidades ligadas à comunidade cinematográfica de Portugal – de realizadores a produtores, de atores a argumentistas, de críticos de cinema a programadores culturais, de autores de sites e blogues de cinema a redatores on-line, de técnicos a investigadores –, assim como da sociedade e cultura em geral, a partilhar a sua opinião sobre quais os filmes portugueses que deveriam residir entre os melhores de todos os tempos.

Neste mesmo convite, solicitamos aos participantes a enumeração de, apenas, cinco títulos (para fins de contabilização da lista final, majorados do primeiro ao quinto lugar), de forma a que cada seleção espelhasse relevância cinematográfica e, principalmente, as afinidades pessoais de cada um.

Assim, sem mais delongas, anunciamos os "10 Melhores Filmes Portugueses de Sempre", apurados pelo filmSPOT e ilustrados, de modo muito pessoal, pelo artista gráfico Rui Cavaleiro, que nos oferece a sua interpretação e a sensibilidade estética em torno de cada título.

10º "Vale Abraão" (1993, de Manoel de Oliveira)

Vale Abraão

Adaptação do romance "Madame Bovary", de Gustave Flaubert, e ambientado na região do Douro, "Vale Abraão" descreve o drama de Ema Paiva (Leonor Silveira), dividida entre um casamento infeliz e as obrigatoriedades da sua classe social. Neste filme, ficou famosa a sequência da protagonista, rodeada por um laranjal e filmada num belíssimo travelling.

9º "Alice" (2005, de Marco Martins)

Alice

Num registo seco e claustrofóbico, "Alice" debruça-se sobre um tema então na moda: o misterioso desaparecimento de uma criança, a filha de três anos do casal protagonista (Nuno Lopes e Beatriz Batarda). O pai, sozinho e desesperado, acaba por se tornar na única pessoa a acreditar no reencontro com a filha – um papel que valeu a Nuno Lopes diversos prémios de Melhor Ator.

8º "No Quarto da Vanda" (2000, de Pedro Costa)

No Quarto da Vanda

Entre a ficção e o documentário, filmado em estilo de "cinema direto", "No Quarto da Vanda" aborda, de modo austero e desprovido de artificialismo, a toxicodependência, e, em particular, a injustiça social de setores marginais das sociedades urbanas (neste caso, o extinto bairro das Fontainhas).

7º Trilogia "As Mil e Uma Noites" (2015, de Miguel Gomes)

As Mil e Uma Noites

Drama burlesco, que mistura ficção com documentário, inspira-se em fait divers, publicados pela comunicação social de então, para retratar a crise económica do país no início da década, ao mesmo tempo que descreve o "dilema existencial" do seu realizador enquanto produz o filme. Estreou em três partes: "Volume 1: O Inquieto"; "Volume 2: O Desolado"; e "Volume 3: O Encantado".

6º "A Comédia de Deus" (1995, de João César Monteiro)

A Comédia de Deus

Sequela de "Recordações da Casa Amarela", "A Comédia de Deus" não só remete o espectador para aquele filme, como também traça o percurso, mal humorado e sarcástico, de João de Deus (interpretado pelo próprio realizador). Pleno de sequências e frases memoráveis, é uma das comédias negras mais conhecidas do cinema português.

5º "Belarmino" (1964, de Fernando Lopes)

Belarmino

Documentário sobre Belarmino Fragoso, antigo campeão de boxe que, na época, vivia de modo humilde pelas ruas de Lisboa, é considerado obra fundamental do Cinema Novo português. Ficou também célebre pela sua banda sonora, com sonoridades de jazz, composta por Manuel Jorge Veloso.

4º "Aniki-Bóbó" (1942, de Manoel de Oliveira)

Aniki-Bóbó

Um clássico do cinema português e a primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira, "Aniki-Bóbó" realça a paixão de um tímido rapaz por uma rapariga da sua escola (os icónicos Carlitos e Teresinha), ao mesmo tempo que retrata o quotidiano das crianças oriundas das camadas mais pobres da cidade do Porto.

3º "Recordações da Casa Amarela" (1989, de João César Monteiro)

Recordações da Casa Amarela

Inspirado no cinema mudo, nas comédias burlescas portuguesas e na Nouvelle Vague francesa, João César Monteiro encarna João de Deus, figura doente e sombria, residente numa pensão barata de Lisboa e que, no final, acaba por "ressuscitar dos mortos". O filme mereceu a João César Monteiro o Leão de Prata, de realização, no Festival de Veneza daquele ano.

2º "Tabu" (2012, de Miguel Gomes)

Tabu

A história de um amor ilícito, invocando as vivências do colonialismo português pouco tempo antes da Guerra Colonial, "Tabu" distingue-se pela homenagem que presta ao cinema dos anos 20, exibindo um apurado trabalho de fotografia a preto-e-branco e a particularidade de grande parte do filme ser narrado em voz-off, como se de um filme mudo se tratasse.

1º "Os Verdes Anos" (1963, de Paulo Rocha)

Os Verdes Anos

Considerado como um dos filmes fundadores do Cinema Novo português, "Os Verdes Anos" apresenta, através dos seus protagonistas (Rui Gomes e Isabel Ruth), um país dominado pela repressão social e emocional. Inovador na sua linguagem cinematográfica, o filme notabilizou-se pelo retrato dos ambientes da cidade de Lisboa da época e pela banda sonora de Carlos Paredes.

 

122 participantes e 180 filmes mencionados

A participação e o entusiasmo, em torno desta iniciativa, que recolhemos excedeu as nossas maiores e mais otimistas expetativas: o desafio foi acolhido positivamente por 122 pessoas e, durante as semanas em que recebemos as suas listas individuais e no total, foram mencionados 180 filmes portugueses: da ficção ao documentário, da curta à longa metragem, do cinema mudo ("O Táxi 9297" e "Rita ou Rito?...", ambos realizados por Reinaldo Ferreira em 1927, foram os títulos mais antigos referidos) à contemporaneidade (como foram os casos de "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, "Amor Fati", de Cláudia Varejão, e "Mosquito", de João Nuno Pinto, todos lançados este ano).

Como em qualquer publicação de "melhores filmes", estamos cientes de que a lista agora revelada será sempre incompleta, subjetiva, aberta ao debate e suscetível de reformulação futura. No entanto, estes dez títulos poderão constituir-se como um ponto de partida para quem deseja conhecer, de modo mais aprofundado, o cinema português no seu percurso histórico e na sua variedade de registos.

A comprová-lo, é de salientar "Aniki-Bóbó" como o filme mais distante no tempo (1942), enquanto que os três volumes de "As Mil e Uma Noites", estreados comercialmente em 2015, são os mais recentes destes "10 Melhores Filmes Portugueses de Sempre".

Além disso, e em jeito de curiosidade, também se revela pertinente destacar os títulos que surgem logo a seguir aos dez primeiros da lista: três obras de Pedro Costa – "O Sangue" (1989), "Cavalo Dinheiro" (2014) e "Vitalina Varela" (2019) –, dois de Manoel de Oliveira – "Acto da Primavera" (1963) e "'Non', ou a Vã Glória de Mandar" (1990) –, o documentário "Trás-os-Montes" (1976, de António Reis e Margarida Cordeiro) e, individualmente, "Sangue do Meu Sangue" (2011, de João Canijo), "Os Mutantes" (1998, de Teresa Villaverde) e "A Canção de Lisboa" (1933, de José Cottinelli Telmo).

Por fim, nunca teria sido possível definir os "10 Melhores Filmes Portugueses de Sempre" sem os contributos e a opinião de quem aderiu à iniciativa. O feedback que recebemos dos que saudaram a ideia mas, por diversas condicionantes que aceitamos sem reservas, não puderam enviar a sua lista individual, foi também muito importante.

A todos, o nosso mais profundo agradecimento.

Desenhos de Rui Cavaleiro (todos os direitos reservados). Colaboração de Inês Moreira Santos.

Abaixo, pode consultar os Top5 individuais dos participantes na iniciativa "10 Melhores Filmes Portugueses de Sempre", com exceção de dez que pediram anonimato.

 

Abílio Hernandez
Professor Universidade de Coimbra

  1. Vitalina Varela (2019)
    Pedro Costa
  2. O Gebo e a Sombra (2012)
    Manoel de Oliveira
  3. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  4. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  5. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro

Afonso Lagarto
Ator

  1. Adeus, Pai (1996)
    Luís Filipe Rocha
  2. Variações (2018)
    João Maia
  3. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  4. Alice (2005)
    Marco Martins
  5. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes

Ana Vilela da Costa
Atriz

  1. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  2. A Fábrica de Nada (2017)
    Pedro Pinho
  3. Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre (2019)
    Gabriel Abrantes
  4. Pára-me de Repente o Pensamento (2014)
    Jorge Pelicano
  5. Aquele Querido Mês de Agosto (2008)
    Miguel Gomes

André Gonçalves
Podcaster

  1. A Comédia de Deus (1995)
    João César Monteiro
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  4. Odete (2005)
    João Pedro Rodrigues
  5. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo

Aníbal Pires
Professor

  1. Cinco Dias, Cinco Noites (1995)
    José Fonseca e Costa
  2. Lisboetas (2004)
    Sérgio Tréfaut
  3. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde
  4. São Jorge (2016)
    Marco Martins
  5. A Gaiola Dourada (2013)
    Ruben Alves

Alexandre Pascoal
Gestor cultural

  1. Estória do Gato e da Lua (1995)
    Pedro Serrazina
  2. Non', ou a Vã Glória de Mandar (1990)
    Manoel de Oliveira
  3. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  4. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  5. Tabu (2012)
    Miguel Gomes

António Araújo
Podcaster

  1. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  2. Aquele Querido Mês de Agosto (2008)
    Miguel Gomes
  3. Duma Vez Por Todas (1987)
    Joaquim Leitão
  4. Morrer Como Um Homem (2009)
    João Pedro Rodrigues
  5. O Lugar do Morto (1984)
    António-Pedro Vasconcelos

António Borges Correia
Realizador

  1. A Caça (1963)
    Manoel de Oliveira
  2. O Bobo (1987)
    José Álvaro Morais
  3. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  4. Uma Abelha na Chuva (1972)
    Fernando Lopes
  5. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha

António Ferreira
Realizador

  1. A Herdade (2019)
    Tiago Guedes
  2. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  3. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde
  4. Cartas da Guerra (2016)
    Ivo Ferreira
  5. Ossos (1997)
    Pedro Costa

António Pinhão Botelho
Realizador

  1. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  2. Porto da Minha Infância (2001)
    Manoel de Oliveira
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. Esquece Tudo o que Te Disse (2002)
    António Ferreira
  5. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro

Armindo Paulo Ferreira
Blogger de cinema

  1. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  2. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde
  5. Morrer Como Um Homem (2009)
    João Pedro Rodrigues

Bernardo Lopes
Realizador

  1. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  2. Trás-os-Montes (1976)
    António Reis e Margarida Cordeiro
  3. Acto da Primavera (1963)
    Manoel de Oliveira
  4. Peixe-Lua (2000)
    José Álvaro Morais
  5. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde

Bruno Caetano
Realizador

  1. Os Salteadores (1993)
    Abi Feijó
  2. A Suspeita (1999)
    José Miguel Ribeiro
  3. Fado do Homem Crescido (2012)
    Pedro Brito
  4. Agouro (2018)
    David Doutel e Vasco Sá
  5. Purpleboy (2019)
    Alexandre Siqueira

Bruno Gascon
Realizador

  1. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  2. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo
  3. São Jorge (2016)
    Marco Martins
  4. Pára-me de Repente o Pensamento (2014)
    Jorge Pelicano
  5. A Herdade (2019)
    Tiago Guedes

Bruno Leal
Realizador e montador

  1. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. O Passado e o Presente (1972)
    Manoel de Oliveira
  4. Branca de Neve (2001)
    João César Monteiro
  5. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde

Carlos Alberto Carrilho
Crítico e investigador de cinema

  1. Amor de Perdição (1979)
    Manoel de Oliveira
  2. Trás-os-Montes (1976)
    António Reis e Margarida Cordeiro
  3. O Fantasma (2000)
    João Pedro Rodrigues
  4. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  5. Brandos Costumes (1975)
    Alberto Seixas Santos

Carlos Natálio
Crítico de cinema e programador

  1. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  2. Jaime (1974)
    António Reis
  3. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  4. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  5. Juventude em Marcha (2006)
    Pedro Costa

Daniel Reifferscheid
Podcaster

  1. Crónica dos Bons Malandros (1984)
    Fernando Lopes
  2. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  3. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  4. O Crime da Aldeia Velha (1964)
    Manuel Guimarães
  5. Uma Pedra no Bolso (1987)
    Joaquim Pinto

Daniel Ribas
Professor da Universidade Católica Portuguesa

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. Um Adeus Português (1986)
    João Botelho
  5. Uma Abelha na Chuva (1972)
    Fernando Lopes

Daniel Rodrigues
Magazine HD

  1. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  2. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  3. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo
  4. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  5. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro

Daniela Rôla
Cinéfila

  1. O Lugar do Morto (1984)
    António-Pedro Vasconcelos
  2. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  3. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  4. João Bénard da Costa: Outros Amarão as Coisas que Eu Amei (2014)
    Manuel Mozos
  5. Fuligem (2014)
    Vasco Sá e David Doutel

David Bonneville
Realizador e argumentista

  1. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  2. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  3. O Fantasma (2000)
    João Pedro Rodrigues
  4. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  5. Ganhar a Vida (2001)
    João Canijo

Débora Pereira
Assessora de imprensa

  1. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  2. Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018)
    João Salaviza e Renée Nader Messora
  3. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  4. O Sangue (1989)
    Pedro Costa
  5. Passeio de Domingo (2009)
    José Miguel Ribeiro

Dinis Gomes
Ator

  1. A Comédia de Deus (1995)
    João César Monteiro
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. O Bobo (1987)
    José Álvaro Morais
  4. Ossos (1997)
    Pedro Costa
  5. Ruínas (2010)
    Manuel Mozos

Diogo Lima
Realizador

  1. E Agora? Lembra-me (2013)
    Joaquim Pinto
  2. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo
  3. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  4. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  5. Adeus, Até ao Meu Regresso (1974)
    António-Pedro Vasconcelos

Duarte Grilo
Ator

  1. Pára-me de Repente o Pensamento (2014)
    Jorge Pelicano
  2. Jaime (1999)
    António-Pedro Vasconcelos
  3. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  4. Florbela (2012)
    Vicente Alves do Ó
  5. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro

Duarte Mata
Crítico de cinema

  1. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  2. Juventude em Marcha (2006)
    Pedro Costa
  3. Veredas (1977)
    João César Monteiro
  4. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  5. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes

Edgar Ascensão
Ilustrador e repórter de imagem

  1. Alice (2005)
    Marco Martins
  2. Capitães de Abril (2000)
    Maria de Medeiros
  3. Diamantino (2018)
    Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
  4. A Mãe É que Sabe (2016)
    Nuno Rocha
  5. A Canção de Lisboa (1933)
    José Cottinelli Telmo

Elsa Mendes
Coordenadora Plano Nacional de Cinema

  1. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  2. Os Maias (2014)
    João Botelho
  3. Casa de Lava (1994)
    Pedro Costa
  4. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  5. Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias (2019)
    Regina Pessoa

Eurico de Barros
Crítico de cinema

  1. Douro, Faina Fluvial (1931)
    Manoel de Oliveira
  2. A Canção de Lisboa (1933)
    José Cottinelli Telmo
  3. Chaimite (1953)
    Jorge Brum do Canto
  4. O Lugar do Morto (1984)
    António-Pedro Vasconcelos
  5. Alice (2005)
    Marco Martins

Filipe Coutinho
Realizador

  1. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  2. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  3. Mistérios de Lisboa (2010)
    Raúl Ruiz
  4. O Leão da Estrela (1947)
    Arthur Duarte
  5. Diamantino (2018)
    Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt

Filipe Lopes
Técnico de verificação de filmes - ANIM, Cinemateca Portuguesa

  1. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  2. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  3. Maria do Mar (1930)
    José Leitão de Barros
  4. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  5. Trás-os-Montes (1976)
    António Reis e Margarida Cordeiro

Gonçalo Almeida
Realizador

  1. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  2. José e Pilar (2010)
    Miguel Gonçalves Mendes
  3. Cavalo Dinheiro (2014)
    Pedro Costa
  4. Alice (2005)
    Marco Martins
  5. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo

Gonçalo Tocha
Realizador

  1. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  2. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  5. Gentes da Praia de Vieira (1976)
    António Campos

Gonçalo Trindade
Músico e marketeer

  1. O Sangue (1989)
    Pedro Costa
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. A Dança dos Paroxismos (1929)
    Jorge Brum do Canto
  4. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  5. Alice (2005)
    Marco Martins

Helena César
Assessora de imprensa

  1. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde
  2. Cavalo Dinheiro (2014)
    Pedro Costa
  3. A Comédia de Deus (1995)
    João César Monteiro
  4. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  5. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha

Hugo Gomes
Crítico de cinema

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. Acto da Primavera (1963)
    Manoel de Oliveira
  3. O Sangue (1989)
    Pedro Costa
  4. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  5. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa

Inês Lourenço
Crítica de cinema

  1. A Ilha dos Amores (1982)
    Paulo Rocha
  2. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  3. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  4. A Comédia de Deus (1995)
    João César Monteiro
  5. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira

Inês Moreira Santos
Blogger de cinema (hojeviviumfilme.blogspot.pt)

  1. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. Mosquito (2020)
    João Nuno Pinto
  5. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde

Isabel Medina
Atriz

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. Viagem ao Princípio do Mundo (1997)
    Manoel de Oliveira
  3. Balada da Praia dos Cães (1987)
    José Fonseca e Costa
  4. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  5. Vitalina Varela (2019)
    Pedro Costa

Isabel Zuaa
Atriz

  1. Quem Vai à Guerra (2011)
    Marta Pessoa
  2. As Duas Faces da Guerra (2007)
    Flora Gomes e Diana Andringa
  3. Zona J (1998)
    Leonel Vieira
  4. O Espinho da Rosa (2013)
    Filipe Henriques
  5. Vitalina Varela (2019)
    Pedro Costa

Isac Graça
Ator

  1. Verão Danado (2017)
    Pedro Cabeleira
  2. Cartas da Guerra (2016)
    Ivo Ferreira
  3. A Árvore (2018)
    André Gil Mata
  4. Diamantino (2018)
    Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
  5. Tabu (2012)
    Miguel Gomes

Ivo Canelas
Ator

  1. Pára-me de Repente o Pensamento (2014)
    Jorge Pelicano
  2. São Jorge (2016)
    Marco Martins
  3. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  4. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo
  5. A Outra Margem (2007)
    Luís Filipe Rocha

Jaime Lourenço
Professor universitário e investigador

  1. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  4. A Herdade (2019)
    Tiago Guedes
  5. Douro, Faina Fluvial (1931)
    Manoel de Oliveira

Joana de Verona
Atriz e realizadora

  1. Ama-san (2016)
    Cláudia Varejão
  2. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  3. Noite Escura (2004)
    João Canijo
  4. O Sangue (1989)
    Pedro Costa
  5. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde

Joana Domingues
Produtora

  1. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  2. Linhas de Wellington (2012)
    Valeria Sarmiento
  3. A Herdade (2019)
    Tiago Guedes
  4. Cinzento e Negro (2015)
    Luís Filipe Rocha
  5. Cinco Dias, Cinco Noites (1995)
    José Fonseca e Costa

João Araújo
Crítico de cinema e programador

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. Trás-os-Montes (1976)
    António Reis e Margarida Cordeiro
  3. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  4. Visita ou Memórias e Confissões (2015)
    Manoel de Oliveira
  5. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde

João Lameira
Crítico de cinema, argumentista e realizador

  1. À Flor do Mar (1986)
    João César Monteiro
  2. O Fio do Horizonte (1993)
    Fernando Lopes
  3. No Dia dos Meus Anos (1992)
    João Botelho
  4. O Que Arde Cura (2012)
    João Rui Guerra da Mata
  5. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde

João Maia
Realizador

  1. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  2. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  3. Ganhar a Vida (2001)
    João Canijo
  4. E Agora? Lembra-me (2013)
    Joaquim Pinto
  5. José e Pilar (2010)
    Miguel Gonçalves Mendes

João Nunes Monteiro
Ator

  1. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  2. Cavalo Dinheiro (2014)
    Pedro Costa
  3. Noite Escura (2004)
    João Canijo
  4. Alice (2005)
    Marco Martins
  5. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro

João Nuno Pinto
Realizador

  1. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  2. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. Cavalo Dinheiro (2014)
    Pedro Costa
  5. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes

Jorge Leitão Ramos
Crítico de cinema

  1. A Canção de Lisboa (1933)
    José Cottinelli Telmo
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. O Recado (1972)
    José Fonseca e Costa
  4. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  5. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro

Jorge Mourinha
Crítico de cinema

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. O Sangue (1989)
    Pedro Costa
  3. Mariphasa (2017)
    Sandro Aguilar
  4. A Fábrica do Nada (2017)
    Pedro Pinho
  5. A Toca do Lobo (2015)
    Catarina Mourão

José Oliveira
Realizador

  1. Juventude em Marcha (2006)
    Pedro Costa
  2. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  3. Vai e Vem (2003)
    João César Monteiro
  4. Ana (1982)
    Margarida Cordeiro e António Reis
  5. O Movimento das Coisas (1985)
    Manuela Serra

José Pedro Lopes
Realizador

  1. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  2. A Comédia de Deus (1985)
    João César Monteiro
  3. As Horas de Maria (1976)
    António Macedo
  4. Non', ou a Vã Glória de Mandar (1990)
    Manoel de Oliveira
  5. Alice (2005)
    Marco Martins

José Raposo
Crítico de cinema

  1. A Janela (Maryalva Mix) (2001)
    Edgar Pêra
  2. Ne Change Rien (2009)
    Pedro Costa
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. O Estranho Caso de Angélica (2010)
    Manoel de Oliveira
  5. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira

Luís Alves
Realizador

  1. Vai e Vem (2003)
    João César Monteiro
  2. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  3. A Canção de Lisboa (1933)
    José Cottinelli Telmo
  4. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo
  5. Bom Povo Português (1980)
    Rui Simões

Luís Azevedo
Vídeo ensaísta

  1. Cavalo Dinheiro (2014)
    Pedro Costa
  2. O Passado e o Presente (1971)
    Manoel de Oliveira
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. Anteu (2018)
    João Vladimiro
  5. Capitão Falcão (2015)
    João Leitão

Luís Campos
GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa

  1. A Canção da Terra (1938)
    Jorge Brum do Canto
  2. Aniki-Bobó (1942)
    Manoel de Oliveira
  3. Saltimbancos (1951)
    Manuel Guimarães
  4. Maria do Mar (1930)
    Leitão de Barros
  5. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde

Luís Filipe Borges
Argumentista e comediante

  1. Vou Para Casa (2001)
    Manoel de Oliveira
  2. Alice (2005)
    Marco Martins
  3. A Comédia de Deus (1985)
    João César Monteiro
  4. Os Gatos Não Têm Vertigens (2014)
    António-Pedro Vasconcelos
  5. Adão & Eva (1995)
    Joaquim Leitão

Luís Mendonça
Crítico e editor do site À Pala de Walsh

  1. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. Os Canibais (1988)
    Manoel de Oliveira
  4. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  5. Xavier (1992)
    Manuel Mozos

Luís Miguel Oliveira
Crítico de cinema

  1. Amor de Perdição (1978)
    Manoel de Oliveira
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  4. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  5. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes / Alberto Seixas Santos

Mafalda Melo
Programadora IndieLisboa Festival Internacional de Cinema

  1. Três Dias Sem Deus (1946)
    Bárbara Virginia
  2. A Metamorfose dos Pássaros (2020)
    Catarina Vasconcelos
  3. Tempo Comum (2018)
    Susana Nobre
  4. A Toca do Lobo (2015)
    Catarina Mourão
  5. Eldorado XXI (2015)
    Salomé Lamas

Manuel Mozos
Realizador

  1. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  2. Trás-os-Montes (1976)
    António Reis e Margarida Cordeiro
  3. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  4. Uma Pedra no Bolso (1988)
    Joaquim Pinto
  5. A Caça (1964)
    Manoel de Oliveira

Manuel Reis
Podcaster manuelreis.pt

  1. O Leão da Estrela (1947)
    Arthur Duarte
  2. Arena (2009)
    João Salaviza
  3. Capitão Falcão (2015)
    João Leitão
  4. Kilas, O Mau da Fita (1980)
    José Fonseca e Costa
  5. Mortinho Por Chegar a Casa (1996)
    Carlos da Silva e George Sluizer

Margarida Moreira
Atriz

  1. Diamantino (2018)
    Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
  2. Variações (2018)
    João Maia
  3. Noite Escura (2004)
    João Canijo
  4. Florbela (2012)
    Vicente Alves do Ó
  5. São Jorge (2016)
    Marco Martins

Maria José Oliveira
Jornalista e investigadora do Instituto de História Contemporânea

  1. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  2. Acto de Primavera (1963)
    Manoel de Oliveira
  3. O Sangue (1989)
    Pedro Costa
  4. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  5. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro

Miguel Bica
Associação Gerador

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. A Comédia de Deus (1985)
    João César Monteiro
  3. Vitalina Varela (2019)
    Pedro Costa
  4. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  5. Tabu (2012)
    Miguel Gomes

Miguel Ferreira
Comunicador de Ciência e blogger/podcaster de cinema

  1. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  2. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo
  3. José e Pilar (2010)
    Miguel Gonçalves Mendes
  4. Coisa Ruim (2006)
    Tiago Guedes e Frederico Serra
  5. Adão & Eva (1995)
    Joaquim Leitão

Miguel Simal
Argumentista

  1. A Canção de Lisboa (1933)
    José Cottinelli Telmo
  2. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  3. O Cerco (1970)
    António da Cunha Telles
  4. O Lugar do Morto (1984)
    António-Pedro Vasconcelos
  5. Uma Vida Normal (1994)
    Joaquim Leitão

Nuno Casanovas
Ator

  1. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo
  2. Alice (2005)
    Marco Martins
  3. Os Maias (2014)
    João Botelho
  4. A Caixa (1994)
    Manoel de Oliveira
  5. Mal Nascida (2007)
    João Canijo

Nuno Costa Santos
Escritor e argumentista

  1. Aquele Querido Mês de Agosto (2008)
    Miguel Gomes
  2. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  3. Filme do Desassossego (2010)
    João Botelho
  4. Vou Para Casa (2001)
    Manoel de Oliveira
  5. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes

Nuno Gonçalves
Estudante de mestrado em Cinema/Freelancer audiovisual

  1. Juventude em Marcha (2006)
    Pedro Costa
  2. Mudar de Vida (1966)
    Paulo Rocha
  3. Onde Jaz o Teu Sorriso? (2001)
    Pedro Costa
  4. Agosto (1988)
    Jorge Silva Melo
  5. O Movimento das Coisas (1985)
    Manuela Serra

Nuno Reis
Crítico de cinema

  1. A Canção de Lisboa (1933)
    José Cottinelli Telmo
  2. Aniki-Bobó (1942)
    Manoel de Oliveira
  3. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  4. Trás-os-Montes (1976)
    António Reis e Margarida Cordeiro
  5. A Comédia de Deus (1985)
    João César Monteiro

Nuno Rodrigues
Diretor Curtas Vila do Conde International Film Festival

  1. A Comédia de Deus (1985)
    João César Monteiro
  2. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  3. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  4. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  5. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha

Paolo Bernardini
Técnico de laboratório de restauro de películas - ANIM, Cinemateca Portuguesa

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. Torre Bela (1975)
    Thomas Harlan
  3. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  4. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  5. A Canção de Lisboa (1933)
    José Cottinelli Telmo

Paulo Cunha
Professor de cinema na Universidade da Beira Interior

  1. Nós Por Cá Todos Bem (1977)
    Fernando Lopes
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde
  5. O Massacre dos Inocentes (2003)
    Regina Guimarães

Paulo Milhomens
Montador e assistente de realização

  1. Non', ou a Vã Glória de Mandar (1990)
    Manoel de Oliveira
  2. A Comédia de Deus (1995)
    João César Monteiro
  3. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  4. Mistérios de Lisboa (2010)
    Raúl Ruiz
  5. O Passado e o Presente (1971)
    Manoel de Oliveira

Paulo Peralta
Membro da Academia Portuguesa de Cinema

  1. O Barão (2011)
    Edgar Pêra
  2. Cavalo Dinheiro (2014)
    Pedro Costa
  3. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  4. Kilas, O Mau da Fita (1980)
    José Fonseca e Costa
  5. Amor de Perdição (1943)
    António Lopes Ribeiro

Paulo Portugal
Crítico de cinema

  1. Vitalina Varela (2019)
    Pedro Costa
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. Francisca (1981)
    Manoel de Oliveira
  4. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo
  5. Aquele Querido Mês de Agosto (2008)
    Miguel Gomes

Pedro Cabeleira
Realizador

  1. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  2. Mal Nascida (2007)
    João Canijo
  3. Aquele Querido Mês de Agosto (2008)
    Miguel Gomes
  4. A Caixa (1994)
    Manoel de Oliveira
  5. A Fábrica do Nada (2017)
    Pedro Pinho

Pedro Inês
Ator

  1. Cavalo Dinheiro (2014)
    Pedro Costa
  2. Aniki-Bobó (1942)
    Manoel de Oliveira
  3. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  4. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  5. Rapace (2006)
    João Nicolau

Pedro Miguel Fernandes
Relações Públicas

  1. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  2. O Passado e o Presente (1971)
    Manoel de Oliveira
  3. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  4. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  5. Aquele Querido Mês de Agosto (2008)
    Miguel Gomes

Pedro Ponte
Editor de vídeo e ex-crítico de cinema

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  3. O Sangue (1989)
    Pedro Costa
  4. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  5. Non', ou a Vã Glória de Mandar (1990)
    Manoel de Oliveira

Pedro Quedas
Blogger de cinema

  1. Alice (2005)
    Marco Martins
  2. O Pai Tirano (1941)
    António Lopes Ribeiro
  3. Os Imortais (2003)
    António-Pedro Vasconcelos
  4. Cartas da Guerra (2016)
    Ivo Ferreira
  5. Filme do Desassossego (2010)
    João Botelho

Pedro Saavedra
Ator

  1. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  2. O Pai Tirano (1941)
    António Lopes Ribeiro
  3. A Caixa (1994)
    Manoel de Oliveira
  4. O Mal-Amado (1973)
    Fernando Matos Silva
  5. O Fantasma (2000)
    João Pedro Rodrigues

Rafael Almeida
Realizador

  1. Alice (2005)
    Marco Martins
  2. As Mil e Uma Noites (2015)
    Miguel Gomes
  3. Pára-me de Repente o Pensamento (2014)
    Jorge Pelicano
  4. Cartas da Guerra (2016)
    Ivo Ferreira
  5. A Herdade (2019)
    Tiago Guedes

Raquel Santos Silva
Marketeer

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. O Pai Tirano (1941)
    António Lopes Ribeiro
  3. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo
  4. Domingo à Tarde (1966)
    António de Macedo
  5. A Herdade (2019)
    Tiago Guedes

Renata Curado
Comunicação e assessoria de imprensa

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. Trás-os-Montes (1976)
    António Reis e Margarida Cordeiro
  3. Non', ou a Vã Glória de Mandar (1990)
    Manoel de Oliveira
  4. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  5. Cavalo Dinheiro (2014)
    Pedro Costa

Ricardo Gonçalves
Realizador, argumentista e montador

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. A Balada da Praia dos Cães (1987)
    José Fonseca e Costa
  3. A Promessa (1973)
    António de Macedo
  4. O Táxi 9297 (1927)
    Reinaldo Ferreira
  5. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes

Ricardo Gross
Crítico de cinema e técnico superior na Agenda Cultural de Lisboa

  1. O Bobo (1987)
    José Álvaro de Morais
  2. A Comédia de Deus (1995)
    João César Monteiro
  3. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira
  4. O Rio do Ouro (1998)
    Paulo Rocha
  5. E Agora? Lembra-me (2013)
    Joaquim Pinto

Ricardo Leite
Realizador

  1. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  2. Pára-me de Repente o Pensamento (2014)
    Jorge Pelicano
  3. Alice (2005)
    Marco Martins
  4. A Comédia de Deus (1995)
    João César Monteiro
  5. Diamantino (2018)
    Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt

Ricardo Mendes
48h Film Project

  1. Alice (2005)
    Marco Martins
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. E Agora? Lembra-me (2013)
    Joaquim Pinto
  4. Noite Escura (2004)
    João Canijo
  5. São Jorge (2016)
    Marco Martins

Ricardo Rodrigues
Assessor de imprensa

  1. Silvestre (1981)
    João César Monteiro
  2. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  3. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  4. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  5. Vale Abraão (1993)
    Manoel de Oliveira

Ricardo Vieira Lisboa
Crítico de cinema e programador

  1. Rita ou Rito?... (1927)
    Reinaldo Ferreira
  2. A Nau Catrineta (1949)
    Gentil Marques
  3. Marçano Precisa-se (1962)
    Fernando Lopes
  4. Passeio com Johnny Guitar (1996)
    João César Monteiro
  5. O Cântico das Criaturas (2006)
    Miguel Gomes

Rita Bonifácio
Assessora de imprensa

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  3. Casa de Lava (1994)
    Pedro Costa
  4. Douro, Faina Fluvial (1931)
    Manoel de Oliveira
  5. A Fábrica do Nada (2017)
    Pedro Pinho

Rita Santos
Blogger de cinema https://notfilmcritic.blogspot.com

  1. Chá Forte Com Limão (1993)
    António de Macedo
  2. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  3. Variações (2018)
    João Maia
  4. A Canção de Lisboa (1933)
    José Cottinelli Telmo
  5. Coisa Ruim (2006)
    Tiago Guedes e Frederico Serra

Rui Alves de Sousa
Podcaster e redator na Take Cinema Magazine

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. Benilde ou a Virgem Mãe (1975)
    Manoel de Oliveira
  3. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  4. O Sangue (1989)
    Pedro Costa
  5. Alice (2005)
    Marco Martins

Rui Mendes
Programador IndieLisboa Festival Internacional de Cinema

  1. Vai e Vem (2003)
    João César Monteiro
  2. Jaime (1974)
    António Reis e Margarida Cordeiro
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. Os Canibais (1988)
    Manoel de Oliveira
  5. Ossos (1997)
    Pedro Costa

Safaa Dib
Empresária

  1. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  2. Mudar de Vida (1966)
    Paulo Rocha
  3. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  4. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  5. Vitalina Varela (2019)
    Pedro Costa

Sandra Almeida
Shortcutz Lisboa

  1. No Quarto da Vanda (2000)
    Pedro Costa
  2. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  3. Os Mutantes (1998)
    Teresa Villaverde
  4. O Fantasma (2000)
    João Pedro Rodrigues
  5. A Fábrica do Nada (2017)
    Pedro Pinho

Sara Galvão
Editora Take Cinema Magazine

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  3. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  4. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  5. Maria do Mar (1930)
    José Leitão de Barros

Sebastião Barata
Estudante e antigo blogger de cinema

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  3. Non', ou a Vã Glória de Mandar (1990)
    Manoel de Oliveira
  4. Sofia e a Educação Sexual (1973)
    Eduardo Geada
  5. O Barão (2011)
    Edgar Pêra

Sérgio Graciano
Realizador

  1. Variações (2018)
    João Maia
  2. A Outra Margem (2007)
    Luís Filipe Rocha
  3. A Herdade (2019)
    Tiago Guedes
  4. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  5. A Promessa (1972)
    António de Macedo

Teresa Vieira
Jornalista e crítica de cinema freelancer

  1. A Comédia de Deus (1995)
    João César Monteiro
  2. Vitalina Varela (2019)
    Pedro Costa
  3. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  4. Aquele Querido Mês de Agosto (2008)
    Miguel Gomes
  5. Amor Fati (2020)
    Cláudia Varejão

Tiago da Bernarda
Ilustrador

  1. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  2. O Sangue (1989)
    Pedro Costa
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  5. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo

Tiago Ganhão
Coordenador de laboratório fílmico

  1. Casa da Lava (1994)
    Pedro Costa
  2. Xavier (1992)
    Manuel Mozos
  3. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  4. Douro, Faina Fluvial (1931)
    Manoel de Oliveira
  5. Yama no Anata - Para Além das Montanhas (2011)
    Aya Koretzky

Vasco Baptista Marques
Crítico de cinema

  1. Acto da Primavera (1963)
    Manoel de Oliveira
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. Recordações da Casa Amarela (1989)
    João César Monteiro
  4. Ossos (1997)
    Pedro Costa
  5. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes

Vicente Alves do Ó
Realizador

  1. Domingo à Tarde (1966)
    António de Macedo
  2. A Mulher do Próximo (1988)
    José Fonseca e Costa
  3. Maria do Mar (1930)
    José Leitão de Barros
  4. Nuvem (1991)
    Ana Luísa Guimarães
  5. Viagem ao Princípio do Mundo (1997)
    Manoel de Oliveira

Victor Afonso
Professor de música, programador e coordenador Teatro Municipal da Guarda

  1. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  2. O Sangue (1989)
    Pedro Costa
  3. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  4. Belarmino (1964)
    Fernando Lopes
  5. Jaime (1974)
    António Reis e Margarida Cordeiro

Vítor Marques
Produtor cultural

  1. Aniki-Bóbó (1942)
    Manoel de Oliveira
  2. Os Verdes Anos (1963)
    Paulo Rocha
  3. Tabu (2012)
    Miguel Gomes
  4. Trás-os-Montes (1976)
    António Reis e Margarida Cordeiro
  5. A Suspeita (1999)
    José Miguel Ribeiro

Vítor Ribeiro
Programador Cineclube Joane e Close-up - Observatório de Cinema (Casa das Artes de Famalicao)

  1. A Comédia de Deus (1995)
    João César Monteiro
  2. Acto da Primavera (1963)
    Manoel de Oliveira
  3. O Rio do Ouro (1998)
    Paulo Rocha
  4. Uma Abelha na Chuva (1972)
    Fernando Lopes
  5. Sangue do Meu Sangue (2011)
    João Canijo