Cartaz de cinema

Operadores de comunicações lançam medidas para minimizar impactos do Covid-19

Publicado em 20 Mar. 2020 às 13:04, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: COVID-19, Bastidores)

Operadores de comunicações lançam medidas para minimizar impactos do Covid-19

A MEO, NOS e Vodafone aconselham o uso responsável da Internet e revelam terem tomado medidas de reforço das redes de comunicações.

Os três maiores operadores de comunicações em Portugal, MEO, NOS e Vodafone, vão implementar um plano especial que visa garantir as condições de funcionamento dos serviços, com particular relevância para clientes e entidades críticas, bem como a proteção das operações em infraestruturas cruciais.

Neste sentido, as empresas, em conjunto, decidiram apresentar ao Governo um plano para minimizar os impactos.

Em seis pontos, os operadores anunciam que vão concentrar esforços para manter a qualidade do serviço e assegurar a capacidade da rede para funções críticas do Estado, promover a contenção do vírus, alertar para fraudes, incentivar o teletrabalho nas empresas e, por fim, apoiar a comunidade.

As medidas adotadas irão manter-se por período indeterminado e poderão ser revistas de acordo com a evolução da atual crise.

Os operadores garantem que têm vindo a reforçar a capacidade das suas redes e a orientá-las mais para as residências e menos para os escritórios e empresas. No entanto, e apesar de referirem que essas mesmas redes foram dimensionadas para responder ao acréscimo de tráfego, continuam a solicitar "uma utilização responsável da Internet" de modo a prevenir congestionamentos e perturbações nos serviços.

Alertam para o facto de que possam surgir terceiros que indevidamente se intitulem como representantes dos três operadores, a MEO, a NOS e Vodafone, esclarecendo que:

  • Nenhum destes operadores realizará visitas presenciais sem pedido prévio de assistência por parte do cliente.
  • As deslocações ao domicílio dos clientes apenas se realizam por falhas técnicas e avarias, sempre a pedido do cliente.
  • Qualquer visita ao domicílio só acontece com agendamento prévio com o cliente, por via telefónica.
  • Todos os técnicos e equipas operacionais estão munidas de cartões de identificação que devem ser exibidos a pedido dos clientes antes de permitirem a entrada na habitação.

Além do incentivo ao teletrabalho dentro das suas organizações, e de forma a minimizar os impactos que a COVID-19 está a ter na vida dos Portugueses, os operadores MEO, NOS e Vodafone oferecem por um período de 30 dias, 10GB de dados aos seus clientes particulares e empresariais de serviço telefónico móvel.

Com o objetivo de minorar as consequências do isolamento, estes três operadores tomaram a decisão, juntamente com a Sport TV, BTV e Eleven Sports, de não cobrar a mensalidade aos clientes.