Cartaz de cinema

"Operação Resgate na Tailândia" chega ao Disney+ no último dia do ano

Publicado em 26 Dez. 2021 às 15:59, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

"Operação Resgate na Tailândia" chega ao Disney+ no último dia do ano

O Disney+ vai estrear o documentário "Operação Resgate na Tailândia" a 31 de dezembro, sexta-feira. Exibido em público pela primeira vez na edição de 2021 do Festival de Cinema de Telluride, documentário preferido dos espectadores em Toronto, viu os cineastas E. Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin recentemente nomeados para os próximos Critics Choice Awards.

No verão de 2018, o que seria um curto passeio após um treino de futebol tornar-se-ia um drama de sobrevivência que se prolongou por duas semanas e captou a atenção do mundo, quando as chuvas das monções encurralaram doze rapazes e o respetivo treinador num labiríntico conjunto de grutas no norte da Tailândia. Em poucos dias, milhares de pessoas deslocaram-se à área para tentar ajudar. O desafio que se seguiu foi: como tirá-los dali? Como resgatá-los da cavidade onde se encontravam presos, em total escuridão, a dois quilómetros da saída inundada?

A história da perigosa e extraordinária operação é contada com recurso a entrevistas e a um acervo riquíssimo de material inédito. Destaca os esforços conduzidos pelos mergulhadores da marinha tailandesa e das Forças Especiais dos EUA e relata, em pormenor, os riscos que os especialistas de mergulho em grutas correram para retirar os rapazes em segurança.

Trailer "Operação Resgate na Tailândia"