Cartaz de cinema

"One Battle After Another": o novo e ambicioso filme de Paul Thomas Anderson

Publicado em 1 Mar. 2025 às 17:00, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Norte-Americano)

"One Battle After Another": o novo e ambicioso filme de Paul Thomas Anderson

O thriller político com um orçamento generoso terá Leonardo DiCaprio e Sean Penn nos papéis principais. Inspirado em "Vineland" de Thomas Pynchon, estreia a 8 de agosto de 2025 e marca a primeira incursão do realizador no formato IMAX.

Paul Thomas Anderson está a terminar "One Battle After Another", o thriller político que promete ser um dos seus filmes mais ambiciosos até à data. Com um elenco orçamento significativamente elevado, será também a primeira obra do realizador a ser lançada em formato IMAX.

Leonardo DiCaprio, Regina Hall, Sean Penn, Alana Haim, Teyana Taylor, Wood Harris e Benicio del Toro compõe o elenco.

O filme está previsto para estrear a 8 de agosto de 2025, com distribuição da Warner Bros. Pictures. Rumores na imprensa norte-americana falam de um possível atraso que permita a estreia no Festival de Veneza, em setembro. O estúdio não confirmou qualquer alteração.

"One Battle After Another" segue um casal de ativistas pelos direitos civis, interpretado por DiCaprio e Taylor, que se envolve com um grupo anti-governamental. No centro do conflito está o antagonista interpretado por Sean Penn, Sgt. Lockjaw, descrito como um extremista de direita que se alia a um grupo supremacista branco.

A produção começou na Califórnia, em janeiro de 2024. De acordo com informações da Variety e do Wall Street Journal, "One Battle After Another" poderá ser o filme mais caro da carreira de Anderson, com um orçamento estimado entre 115 e 140 milhões de dólares.

Até agora, o maior sucesso de bilheteira do realizador foi "There Will Be Blood" (2007), que arrecadou 76 milhões de dólares, um valor consideravelmente inferior ao que a Warner Bros. espera obter com este novo lançamento. Fontes do estúdio citadas pelo WSJ afirmam que a presença de Leonardo DiCaprio no elenco justifica o investimento elevado, devido ao seu histórico de sucesso nas bilheteiras.

Diferente das habituais narrativas introspetivas de Paul Thomas Anderson, "One Battle After Another" apresenta um tom mais dinâmico e carregado de ação. Inspirado de forma livre no romance "Vineland" (1990) de Thomas Pynchon – autor que Anderson já adaptou no passado com "Inherent Vice" (2014) – o filme explora temas políticos contemporâneos de forma incisiva. Relatos iniciais indicam que a longa-metragem terá perto de três horas e que a primeira versão, ainda incompleta, já foi testada perante uma audiência.

Paul Thomas Anderson estreou-se na realização de longas-metragens com "Hard Eight" (1996), mas foi com "Boogie Nights" (1997) e "Magnolia" (1999) que se afirmou como um dos grandes talentos do cinema norte-americano. O seu filme mais elogiado é "Haverá Sangue" (2007) com Daniel Day-Lewis. Outras obras essenciais do autor incluem "O Mentor" (2012), "Linha Fantasma" (2017) e "Licorice Pizza" (2021).