Cartaz de cinema

"Oldboy": o regresso de um velho amigo às salas de cinema

Publicado em 20 Nov. 2021 às 13:14, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Estreias, Cinema Asiático)

"Oldboy": o regresso de um velho amigo às salas de cinema

"Oldboy - Velho Amigo", do cineasta sul coreano Park Chan-Wook, regressa às salas de cinema portuguesas a 25 de novembro numa versão restaurada em 4K. Segundo filme da Trilogia da Vingança - assim designada pelo tema comum das três obras que a compõem e não por qualquer relação entre as narrativas - ganhou o Grande Prémio do Festival de Cannes 2004, ano em que o presidente do júri foi Quentin Tarantino, fã confesso do filme e do seu realizador.

Com Choi Min-sik no papel do protagonista, "Oldboy" conta a história de Oh Dae-soo, um empresário casado e com uma filha, raptado, drogado, torturado e mantido em cativeiro sem qualquer explicação durante quinze anos. Subitamente posto em liberdade, recebe dinheiro, um telemóvel e um fato novo. Desorientado, luta para descobrir porque foi preso enquanto o raptor lhe envia mensagens que o incitam à vingança.

Uma versão americana surgiu em 2013, pela mão de Spike Lee, com Josh Brolin na pele do raptado.

Após "Oldboy", Park Chan-Wook solidificou a sua carreira com uma incursão pelas produções em língua inglesa que resultaram no thriller "Stoker" (2013), com Mia Wasikowska, Matthew Goode, Nicole Kidman e Dermot Mulroney, ou "A Criada", drama erótico passado durante a ocupação japonesa da Coreia, nos anos de 1930, que teve passagem pela seleção oficial de Cannes e venceu o prémio BAFTA atribuído ao melhor filme noutra língua que não o inglês.

Trailer "Oldboy - Velho Amigo"