Cartaz de cinema

Oito documentários premiados no TVCine (julho 2022)

Publicado em 1 Jul. 2022 às 09:33, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Oito documentários premiados no TVCine (julho 2022)

Um ciclo onde cabem documentários sobre o cinema de Paulo Rocha, o ativismo ambiental, ou um retrato sobre a sociedade chinesa desde os anos 50.

Em julho, ao longo de duas semanas, de segunda a quinta-feira, sempre às 22h00, o TVCine Edition exibe oito documentários premiados, incluindo alguns inéditos em Portugal.

Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar (18 de julho) - Na cidade de Toritama, são produzidos anualmente mais de 20 milhões de pares de calças de ganga. Os proprietários destas fábricas caseiras trabalham sem parar, exceto no Carnaval: quando chega a folga, eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas. Exibido na mostra Panorama do Festival de Cinema de Berlim, realizado e escrito por Marcelo Gomes, venceu vários prémios em festivais brasileiros e no Festival Internacional de Cinema de Chicago.

A Távola de Rocha (19 de julho) - Samuel Barbosa trabalhou durante largos anos com Paulo Rocha, desde "Vanitas" (2004) ao filme final, "Se Eu Fosse Ladrão... Roubava (2013)". Estreado no Festival de Locarno, este documentário propõe um reencontro com o o cinema do cineasta português. As personagens, os lugares, os décors e as pessoas – atores, artistas e amigos, em forma de testemunho, propõem uma reflexão sobre as experiências com o autor de "Verdes Anos" e "A Ilha dos Amores".

Arte da Memória (20 de julho) - Pela lente de Rodrigo Areias, um mergulho no processo criativo de três artistas plásticos contemporâneos: Daniel Blaufuks, Pedro Bastos e José Rufino. Apesar das diferentes abordagens de cada autor encontramos pontos de comunicação na forma como a memória opera nas suas obras.

Até Tocar O Azul Do Mar (21 de julho) - De Jia Zhang-Ke, uma sinfonia em 18 capítulos sobre a sociedade chinesa a partir de 1949, narrada por três importantes romancistas chineses: Jia Pingwa, Yu Hua e Liang Hong, nascidos nas décadas de 50, 60 e 70, respetivamente. Ao partilharem as suas vivências da infância à idade adulta, abordando a realidade e a literatura, tecem uma história espiritual de 70 anos do povo chinês, indicando os momentos de viragem na história do país.

O Rei dos Donuts (25 de julho) - A história do refugiado cambojano Ted Ngoy, que chegou à Califórnia na década de 1970. Numa mistura de diligência e sorte, construiu um império multimilionário de donuts ao longo da costa oeste. Mas as coisas mudaram quando uma visita a Las Vegas resultou num vício de jogo que não conseguiria superar. De Alice Gu, vencedor do prémio de melhor documentário no Festival South by Southwest.

L'Étincelle (26 de julho) - Há dez anos, activistas que queriam experimentar um modo de vida colectivo sitiaram uma zona rural arborizada perto de Nantes a fim de bloquear a construção de um novo aeroporto. De Antoine Harari e Valeria Mazzucchi, um retrato empático dos ambientalistas que levantam questões sobre o futuro da "Zone à défendre", no momento em que a sua luta leva a uma primeira vitória: o cancelamento do projeto do aeroporto.

Sabaya (27 de julho) - Documentário sobre um grupo que arrisca a vida a tentar salvar dezenas de mulheres e raparigas Yazidi detidas pelo ISIS como escravas sexuais no campo mais perigoso do Médio Oriente: Al-Hol, na Síria. De Hogir Hirori, vencedor do prémio de melhor realização na categoria documental do Festival de Cinema de Sundance.

Olivier Rousteing: Menino Prodígio (28 de julho) - Segue a notável ascensão do atual diretor criativo da Balmain, cargo que ocupa desde os 25 anos e faz dele o único homem gay e negro à frente de uma casa francesa de alta costura. Anissa Bonnefont acompanha o jovem estilista durante o processo de criação dos seus  trabalhos, bem como na busca pelos seus pais biológicos. Menção Especial do Júri do Tribeca Film Festival na categoria de Melhor Documentário.