Cartaz de cinema

Odisseia exibe maratona da série "The Weekly" com episódios nomeados para os Emmys

Publicado em 20 Set. 2020 às 13:41, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Odisseia exibe maratona da série "The Weekly" com episódios nomeados para os Emmys

O canal Odisseia preparou uma maratona de seis episódios da série documental do The New York Times, "The Weekly", nomeados para a 72ª edição dos Prémios Emmy, a partir das 19h30 de 21 de setembro. Cada episódio com meia hora de duração desta série documental transporta a visão do The New York Times para a televisão.

"Colisão", "O Mito das Licenças: Taxistas de NY", "O Bebé Constantin", "O Efeito Gallagher: Crimes de Guerra", "O Filho de El Chapo: O Cerco de Culiacán e "Ligar o Mundo", são os episódios exibidos.

Colisão

Um casal americano idealista nas férias da sua vida. Um grupo de jovens do Tajiquistão radicalizados e influenciados pelo ISIS. Através de uma investigação forense dos seus rastos digitais, da articulação dos seus movimentos e motivações, "the Weekly" conta como estas vidas se cruzaram tragicamente num trilho das montanhas do Tajiquistão.

O Mito das Licenças: Taxistas de Nova Iorque

O bem documentado drama dos motoristas de táxi da cidade de Nova Iorque inclui uma onda recente de suicídios. A narrativa dominante na imprensa e na televisão afirma que os motoristas foram vítimas da Uber e da economia do trabalho temporário. "The Weekly" foi mais fundo para revelar bancos não regulados e agentes corruptos que inflacionaram deliberadamente o preço das licenças e sobrecarregaram os taxistas com empréstimos de juros elevados. Àqueles que viveram o escândalo das hipotecas de alto risco a situação parecerá familiar e talvez se revejam nos motoristas arruinados.

O Bebé Constantin

"The Weekly" desloca-se à Europa de Leste para contar a história de uma criança que passou a maior parte da vida afastada dos pais, em consequência das políticas de imigração dos EUA. O caso do bebé Constantin, a criança mais jovem a ser separada dos progenitores pela administração Trump dá um rosto à política controversa que começou meses antes de o governo a ter admitido.

O Efeito Gallagher: Crimes de Guerra

Um caso de crimes de guerra que dividiu as forças militares e originou um confronto público entre o Pentágono e o Presidente Trump. Mas a história de Eddie Gallagher é mais do que isso. Utilizando vídeos confidenciais obtidos pelo New York Times, "The Weekly" lança nova luz sobre o tempo que Gallagher passou no Iraque, através do olhar dos fuzileiros que o acompanharam.

O Filho de El Chapo: O Cerco de Culiacán

Quando os soldados mexicanos apareceram para prender o filho do infame senhor da droga, "El Chapo", já a cidade de Culiacán estava a arder. Quando lhe passaram um telemóvel para mandar retirar os seus capangas, as coisas só pioraram. "The Weekly" viaja até o estado de Sinaloa, onde a história de uma cidade cercada foi conhecida, em tempo real, nas redes sociais, por cidadãos aterrorizados, pelas forças de segurança em desvantagem e pelas gravações nos telemóveis dos criminosos do cartel. Com a ajuda da equipa multimédia do The New York Times é recriado o dia de tiroteios mortíferos - e de passos em falso do governo - através dos olhos das pessoas que lá estiveram.

Ligar o Mundo

O Facebook passou anos em modo de gestão de crise. Por casos de desinformação, venda de dados de utilizadores e disseminação de conteúdos violentos online. Mas a empresa ainda não conseguiu abordar outro grande escândalo: as contas falsas que visam pessoas vulneráveis e, em alguns casos, afetam gravemente as suas vidas. Um dos estratagemas mais comuns inclui assumir a identidade de antigos militares norte-americanos e usá-las para extorquir as poupanças a mulheres vulneráveis. O Pentágono, antigos conbatentes e vítimas tentaram detê-lo, mas o Facebook pouco ajudou. "The Weekly" investiga o que acontece quando se permite o crescimento de tais esquemas, ao conversar com uma mulher que perdeu 250 mil dólares e com o fuzileiro cujo rosto foi usado para a ludibriar.