Cartaz de cinema

Odisseia estreia documentário "Framing Britney Spears"

Publicado em 18 Fev. 2021 às 14:06, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Odisseia estreia documentário "Framing Britney Spears"

A produção do The New York Times investiga a tutela legal da cantora e revê a luzes e as sombras da sua trajectória.

Na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, às 22h00, o canal de televisão Odisseia, estreia "Framing Britney Spears", um documentário do The New York Times que causou grande impacto nos EUA.

A produção recorda a trajectória de Britney Spears, incluindo a sua etapa de maior popularidade, nos anos 1990 e 2000, e aborda os acontecimentos que levaram a que, em 2008, perdesse o controlo da sua vida e passasse a ser tutelada pelo pai, Jamie Spears.

O trabalho de investigação explora a base legal da tutela e os requisitos designados pelo juiz que deviam cumprir tanto Spears como os tutores. Na origem desta decisão esteve a crise nervosa que a "princesa da pop" sofreu em 2007 e que, posteriormente, levou à perda da custódia dos filhos e à entrada numa clínica psiquiátrica.

Ainda hoje, a cantora de 39 anos não pode dispor livremente do seu dinheiro, ou assinar documentos sem autorização prévia, o que a levou a uma árdua batalha judicial contra o pai.

"Framing Britney Spears" também explora a base de fãs que impulsiona o movimento #FreeBritney e defende que Britney deveria ser libertada da tutela. Revê o tratamento de que Britney foi alvo pelos meios de comunicação, o permanente assédio 24 horas por dia e os comentários ofensivos em programas de televisão.

Entre as testemunhas deste documentário, estão Felicia Culotta, amiga da família que viajou com Spears durante grande parte da sua carreira; Kim Kaiman, a responsável de marketing que ajudou a criar a imagem original de Spears; Vivian Lee Thoreen, advogada que trabalha na luta pela tutela; e Adam Streisand, o advogado que Spears tentou contratar nos primeiros dias de tutela para tentar desafiar o pai.

"Framing Britney Spears" faz parte da segunda temporada de "The Weekly", a série documental produzida pelo The New York Times.