Cartaz de cinema

Obras-primas de Ozu em destaque no Espaço Nimas

Publicado em 23 Jul. 2013 às 12:43, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema, Cinema Asiático)

Obras-primas de Ozu em destaque no Espaço Nimas

Duas obras-primas de Ozu em estreia no Espaço Nimas, em Lisboa, no mês de agosto.

No ano em que se celebra o 110º aniversário do nascimento do realizador japonês Yasujiro Ozu, vão estrear pela primeira vez no circuito comercial português duas obras-primas de um dos mais importantes cineastas de todos os tempos.

A partir de 29 de Agosto, vão estar em exibição no Espaço Nimas, em Lisboa, as versões digitais restauradas de "Viagem a Tóquio" (1953) e "O Gosto do Saké" (1962), apresentadas ao público pela primeira vez, nas edições deste ano dos festivais de Berlim e Cannes, respectivamente.

"Viagem a Tóquio" esteve ainda em destaque na votação organizada pela revista Sight & Sound. No inquérito feito a centenas de realizadores, o filme de Ozu foi considerado o melhor de sempre e, na lista dos críticos, ocupa o terceiro lugar.

Os dois filmes são brilhantes exemplos do génio de Yasujiro Ozu e dos temas recorrentes na obra do cineasta: a família, a oposição entre o novo e o velho, e o envelhecimento.

Em "Viagem a Tóquio", Tomy e Shukichi, um casal de idosos, viaja para Tóquio para visitar os filhos. Mas quando chegam, não são bem recebidos e enfrentam uma barreira de indiferença e ingratidão.

"O Gosto do Saké", derradeiro filme de Ozu, tem como personagem central um veterano de guerra empenhado em acautelar um casamento bom para a filha, com uma sociedade japonesa em rápida mudança como pano de fundo.