Cartaz de cinema

"Objetivo: Mulheres" - as fotógrafas mais marcantes da história na RTP2

Publicado em 25 Jul. 2017 às 15:57, por , em Notícias de Televisão e Séries

"Objetivo: Mulheres" - as fotógrafas mais marcantes da história na RTP2

A história das mulheres na fotografia e a possibilidade da existência de uma forma feminina de pensar e criar esta arte, são os temas principais deste documentário francês.

"Objetivo: Mulheres", que a RTP2 transmite esta quarta-feira, 26 de julho, a partir das 23h50, é uma retrospetiva sobre as fotógrafas mais inspiradoras que, pela sua criatividade e tenacidade, contribuíram para a evolução da fotografia e tiveram um papel reconhecido e inegável na história.

Numa era em que a fotografia está em expansão e se debate cada vez mais a teoria do género, este documentário de Manuelle Blanc e Julie Martinovic mostra o trabalho das mulheres fotógrafas. Se algumas são agora grandes estrelas, a maioria permanece em grande parte desconhecida do público em geral e só um punhado delas é referido em enciclopédias sobre fotografia e teve direito a exposições.

No entanto, as mulheres têm estado presentes nesta disciplina artística desde o início e a criatividade e tenacidade que transmitiram, contribuiu e ainda contribui, para a sua evolução.

Desde as pioneiras às contemporâneas, o filme dá finalmente visibilidade a artistas injustamente esquecidas pela história da arte e interroga-se acerca da existência de uma especificidade feminina no processo artístico das mulheres que fotografam.

Numa viagem entre o passado e o presente, o documentário dá voz a quatro especialistas - Marta Gili, Michel Poivert, Marie Robert e Abigail Solomon Godeau - e também a quatro fotógrafas reconhecidas a nível internacional: Jane Evelyn Atwood, Sarah Moon, Dorothée Smith e Christine Spengler. Ocasião para cada uma delas refletir sobre os seus próprios processos artísticos, e evocar outras mulheres que as inspiraram, ou em quem reconhecem um papel inegável na história da fotografia.

Documentário produzido em 2015 pela Camera Lucida em co-produção com o Musée d'Orsay e com a participação do canal de televisão France 5.

"Objetivo: Mulheres" vai para o ar quarta-feira, 26 de julho, às 23h52, na RTP2.