Cartaz de cinema

Obama menos popular do que os presidentes da televisão

Publicado em 24 Mar. 2015 às 11:23, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Bastidores, Celebridades)

Obama menos popular do que os presidentes da televisão

O verdadeiro presidente dos EUA é menos popular do que as representações ficcionais que aparecem em séries televisivas.

As personagens de ficção Josiah Bartlet, da série de TV "The West Wing", e Frank Underwood, de "House of Cards" são mais populares do que o homem que realmente ocupa o cargo, Barack Obama.

Estes são os resultados de um inquérito online levado a cabo entre 5 e 19 de março pela empresa de estudos de mercado Ipsos para a agência Reuters.

Entre os inquiridos, 54% mostraram uma opinião desfavorável em relação a Obama contra 46% a favor.

Depois, o estudo entra pelo caminho da ficção.

À pergunta seguinte, "imaginando que David Palmer (Dennis Haysbert), da série '24' era presidente dos EUA, que opinião teria da sua atuação?" 89% dos participantes no estudo que viram a série mostraram uma opinião positiva.

Jed Bartlet (Martin Sheen) de "The West Wing" obteve uma taxa de aprovação de 82% e até Laura Roslin (Mary McDonnell) recebeu 78% de reações favoráveis pelos seus atos como líder da humanidade na luta contra os Cylons na nova versão da série de ficção científica "Battlestar Galatica".

O presidente Fitzgerald Grant (Tony Goldwyn), de "Scandal" foi abençoado por 60% dos inquiridos.

E que pensam os americanos de Frank Underwood, de "House of Cards"? O homem já matou um congressista ao deixá-lo inconsciente numa garagem e deu um nada simpático empurrão a um jornalista na altura em que o metro estava a chegar, mas nada disso importa. Underwood também bateu Obama com uma aprovação de 57% entre aqueles que seguem a série do Netflix.

Na verdade, Obama só ganha a outro presidente do mundo real. Só 24% dos americanos que participaram no estudo têm o russo Vladimir Putin em boa conta.

Pode consultar o estudo em detalhe no site da Reuters.