Cartaz de cinema

"O Último Banho" vence prémios Sophia 2022

Publicado em 19 Jun. 2022 às 12:08, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Português)

"O Último Banho" vence prémios Sophia 2022

O filme de David Bonneville ganhou três das 13 categorias para que estava nomeado, incluindo melhor filme.

"O Último Banho" de David Bonneville venceu o prémio Sophia para melhor filme. Nomeado em 13 categorias, triunfou ainda entre os melhores argumentos originais, prémio entregue a David Bonneville e Diego Rocha e na melhor direção artística.

"A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, venceu os prémios destinados à realização, documentário em longa-metragem, montagem e som.

Entregues sábado, no Casino Estoril, os prémios da Academia Portuguesa de Cinema, elegeram também Ana Moreira ("Sombra") e Miguel Borges ("Terra Nova") como melhores atores, e Ana Cristina Oliveira ("Sombra") e João Nunes Monteiro ("Diários de Otsoga") nos atores secundários.

"Glória", de Tiago Guedes, produção da Netflix, ganhou o Sophia destinado à melhor série ou telefilme.

O segundo filme mais nomeado, "Bem Bom", a história do grupo pop "Doce", de Patrícia Sequeira, ganhou em apenas duas das 12 categorias onde se apresentava: guarda-roupa e maquilhagem e cabelo.

Luís Branquinho ganhou o prémio de melhor fotografia pelo trabalho em "Terra Nova", filme que venceu também a melhor caracterização e efeitos especiais.

Nas curtas, "O Lobo Solitário", de Filipe Melo, venceu do lado da ficção, "Eunice, ou a carta a uma jovem atriz", de Tiago Durão, conquistou o prémio para os documentários, e "A mulher do médico", Bruno Simões foi a melhor curta animada.