Cartaz de cinema

O trailer de "The Eternal Daughter" - novo filme da britânica Joanna Hogg

Publicado em 3 Nov. 2022 às 20:39, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Cinema Europeu)

O trailer de "The Eternal Daughter" - novo filme da britânica Joanna Hogg

Mãe e filha enfrentam segredos enterrados na antiga mansão familiar transformada em hotel decadente.

Joanna Hogg teve uma carreira bizarra. Passou os anos 90 a dirigir vídeos musicais para artistas como Alison Moyet, episódios de séries de televisão como "London Bridge", "Casualty", ou "London's Burning", e chegou mesmo a realizar um especial de "Eastenders", a interminável novela que passa na BBC desde 1985.

A estreia na realização de longas-metragens aconteceu apenas em 2007, quando tinha 47 anos, com "Unrelated", filme sobre uma mulher numa relação infeliz que busca refúgio junto da família de um amigo em férias na Toscana. Desde então, lançou apenas mais cinco filmes.

"Archipelago" (2010), levou a que Martin Scorsese quisesse colaborar com ela. Foi produtor executivo em "The Souvenir" (2019), primeiro desvio dos dramas realistas para uma faceta marcadamente mais autobiográfica, onde reflete sobre as suas experiências. A segunda parte, "The Souvenir Part II" estreou em Cannes, na edição de 2021, e liderou a lista de melhores filmes do ano da prestigiada Sight & Sound.

Fã de Godard, Michael Powell e Emeric Pressburger e, sobretudo, de Chantal Akerman, em "The Eternal Daughter" a cineasta volta a trabalhar com Tilda Swinton, antiga colega de escola que, em 1986, acedeu a aparecer em "Caprice", curta do final de curso na National Film and Television School, e que também entrou nas duas partes de "The Souvenir".

"The Eternal Daughter" mostra como uma filha de meia-idade e a sua mãe idosa enfrentam os segredos há muito enterrados quando regressam à antiga casa de família, uma mansão outrora grandiosa transformada num hotel quase vazio e repleto de mistérios. Teve estreia mundial em Veneza e passou também por Toronto e pelo London Film Festival.