Cartaz de cinema

O terror começa hoje - 16.ª edição do MOTELX em Lisboa até 12 de setembro

Publicado em 6 Set. 2022 às 19:57, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

O terror começa hoje - 16.ª edição do MOTELX em Lisboa até 12 de setembro

Começa hoje a 16.ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa com o slasher "Bodies Bodies Bodies", realizado pela holandesa Halina Reijn, como grande protagonista do dia na abertura no Cinema São Jorge.

No primeiro dia há outras estreias absolutas em Portugal, "Satan's Slaves 2: Communion", do maior nome do terror contemporâneo indonésio, Joko Anwar, passou às 18h40, e "Saloum", de Jean Luc Herbulot, o primeiro filme do Senegal exibido no MOTELX, é exibido já depois da meia-noite, ambos na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

O segundo dia do Festival propõe o cine-concerto que junta aquele que é considerado o primeiro filme de terror português, "Os Crimes de Diogo Alves", (1911) de João Tavares, sobre o assassino que assombrou Lisboa no século XIX, e a música de Bernardo Sassetti, cuja partitura é agora interpretada ao vivo por um conjunto de músicos sob a direcção de Desidério Lázaro. O espectáculo terá lugar no Teatro São Luiz a partir das 20h00.

Uma hora antes, no Cinema São Jorge, é exibida, em estreia nacional, "Os Demónios do Meu Avô", de Nuno Beato, a primeira longa de animação portuguesa feita em stop motion. Mais tarde, às 23h50, as atenções vão para "Candy Land" e o submundo infernal de um grupo de trabalhadores do sexo numa estação de camiões algures na América profunda, com William Baldwin no papel de xerife e realização de John Swab.

O maestro do giallo, Dario Argento, aterra no Cinema São Jorge, a 8 de Setembro, para apresentar a sua última obra, "Óculos Escuros", às 21h20. Antes, às 19h00, mas no Teatro São Luiz, dá uma masterclass sobre a arte e a entrega que, há cinco décadas, o realizador italiano deposita no cinema de terror.

No mesmo dia, estreia mundial do folk horror de Frederico Serra, "Criança Lobo" (19h00), e a recordação de "O Convento" (1995), de Manoel de Oliveira, inspirado numa obra de Agustina Bessa-Luís, com John Malkovich, antecedido pelo único excerto sobrevivente de "Três Dias Sem Deus", de Bárbara Virgínia, o primeiro filme dirigido por uma mulher em Portugal, de 1946 (16h30).

Jacques Molitor é outro convidado especial do Festival. a 9 de setembro, pelas 19h00, traz "Wolfkin", a sua segunda longa-metragem. Quando for meia-noite em ponto, a Sessão Dupla regressa ao MOTELX com dois novos filmes sobre adolescentes em perigo: o body horror from outer space "The Seed", do inglês Sam Walker, e "Deadstream", do casal norte-americano Joseph e Vanessa Winter.

Para o penúltimo dia do Festival está reservado "Resurrection", do norte-americano Andrew Semans, com Rebecca Hall e Tim Roth nos principais papéis, o filme que faz as honras da sessão de encerramento, depois de anunciados os vencedores da melhor longa e curta europeias e a melhor curta portuguesa, a partir das 21h00.

Ao final da tarde (18h50), "Final Cut", de Michel Hazanavicius, o filme de abertura de Cannes este ano, traz zombies e sangue. Paulo Branco, homenageado nesta edição do MOTELX, protagoniza uma masterclass gratuita, pouco antes (19h00).

Segunda-feira, 12 de Setembro, a 16.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa despede-se com um documentário sobre o realizador italiano maldito, Joe D"Amato, "Inferno Rosso: Joe D"Amato on the Road of Excess", de Manlio Gomarasca e Massimiliano Zanin (16h30), e com uma cópia perdida e recentemente encontrada e restaurada do filme "A Praga", do "pai" do cinema de terror brasileiro, José Mojica Marins (19h00).

Ainda no derradeiro dia, a retrospectiva dos vencedores das competições deste ano, pelas 21h00.