Cartaz de cinema

"O Tempo Que Faz": documentário na RTP1 relembra as grandes cheias de 1967

Publicado em 23 Nov. 2017 às 20:15, por , em Notícias de Televisão e Séries

"O Tempo Que Faz": documentário na RTP1 relembra as grandes cheias de 1967

No ano em que se assinalam 50 anos sobre as cheias de novembro de 1967, a RTP1 exibe um documentário sobre a grande catástrofe ocorrida na zona da grande Lisboa.

Novembro de 1967. A água começa a subir em Odivelas, Vila Franca, Benfica, Olival de Basto, Póvoa de Santo Adrião e Aldeia das Quintas. A chuva que parecia pouca transforma-se numa corrente que não para de subir. Os telefones começam a tocar nos quartéis de bombeiros, as paredes frágeis das barracas em Odivelas cedem e os vidros das casas da lezíria partem-se.

Recuperando testemunhos de época e depoimentos obtidos no presente, reconstituem-se as horas em que a luz se apagou e as linhas telefónicas caíram, quando os carros deixaram de circular e a água subiu nas quintas da lezíria, nas barracas da periferia e nos palácios como aquele que, em Oeiras, albergava parte das coleções Gulbenkian.

Depois, a noite passou e vieram previsões meteorológicas de céu pouco nublado. Mas o sol desse fim de novembro tornou ainda mais evidente a falta de infraestruturas, a censura e os problemas da habitação do país.

Promo "O Tempo Que Faz"

"O Tempo Que Faz": sexta-feira, 24 de novembro, às 21h45 na RTP1.

Realização: Patrícia Sequeira

Autoria: Helena Matos

2017, 50 minutos