Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O "restauro" do último lobo-da-tasmânia num filme de 1935 em película de nitrato

Publicado em 20 Mai. 2020 às 15:37, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

O "restauro" do último lobo-da-tasmânia num filme de 1935 em película de nitrato

Um curto segmento em filme agora restaurado na Austrália, mostra as tocantes imagens do último exemplar conhecido da espécie.

O National Film and Sound Archive of Australia (NFSA) divulgou o resultado do trabalho de recuperação de um curto filme informativo, com as últimas imagens filmadas de um espécime do extinto lobo-da-tasmânia (também conhecido como "tigre-da-tasmânia).

Integrado no documentário "Tasmania the Wonderland", rodado em 1935 no Jardim Zoológico de Beaumaris (hoje, Zoológico de Hobart), na Austrália, são 22 segundos de metragem que mostram "Benjamin", na altura o único indivíduo da sua espécie em cativeiro, num breve registo que demonstra, completamente, a postura inquieta e desanimada de um animal enjaulado.

(Fontes: NFSA e The Guardian)

A narração, provida da habitual expressividade dos documentários daquela época, salientava então o estado crítico de preservação do animal. Na verdade, o lobo-da-tasmânia está considerado extinto pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, desde 1936 – precisamente, o ano em que "Benjamin" morreu em cativeiro – e, apesar dos muitos esforços empreendidos pelas autoridades australianas e de centenas de supostos avistamentos do animal, nunca foi possível localizar indivíduos daquela espécie em habitats naturais.

Este pequeno excerto de "Tasmania the Wonderland", agora restaurado digitalmente a partir de uma cópia do documentário em película de nitrato, recorda-nos não só a natureza esquiva do lobo-da-tasmânia (para além desta redescoberta, são escassos os registos filmados do animal e não é conhecido o paradeiro de qualquer gravação áudio das suas vocalizações), como o importante papel dos arquivos em conservar material fílmico muitas décadas após a sua criação e de, nesse processo, revelar imagens de animais e lugares que já não existem hoje em dia.

No entanto, a NFSA mostra-se otimista quanto à possibilidade de, nos próximos anos, serem redescobertos outros filmes deste tipo: há conhecimento de que, no século passado, vários jardins zoológicos da Austrália, assim como internacionalmente, promoveram exibições de espécimes vivos deste animal e, portanto, poderá ser apenas uma questão de tempo até "avistarmos", outra vez, o lobo-da-tasmânia.