Publicado em 15 Mai. 2018 às 18:00, por António Quintas, em Notícias de cinema
A partir de 25 de maio, o GDPR obriga a Internet a ter mais cuidado com os dados pessoais dos utilizadores.
Já devem ter ouvido falar. Chama-se GDPR, do inglês General Data Protection Regulation, ou Regulamento Geral de Proteção de Dados. Foi aprovado pela União Europeia (UE) e entrou em vigor a 14 de abril de 2016 com um período de transição que termina a 25 de maio. Em termos muito simples, destina-se a colocar alguma ordem nos abusos da Internet no que respeita à recolha e utilização de dados pessoais.
E o que são "dados pessoais"? Damos a palavra à UE que define a expressão como: "quaisquer informações respeitantes a uma pessoa, quer digam respeito à sua vida privada, profissional ou pública. Pode tratar-se de um nome, uma fotografia, um endereço de correio eletrónico, informações bancárias, mensagens publicadas em redes sociais, informações médicas ou do endereço IP do seu computador."
E para que não fiquem dúvidas, acrescenta o comunicado da UE: "Segundo a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, todas as pessoas têm direito à proteção dos dados pessoais que lhes dizem respeito em todos os aspetos da sua vida: em casa, no trabalho, durante as compras, quando recebe tratamento médico, numa esquadra de polícia ou na Internet."
Não entre em pânico nem fique paranóico (bom, só um pouquinho, mais à frente já explicamos porquê).
O uso de dados pessoais e a sua transferência entre entidades permite que uma série de aspetos da nossa vida diária funcionem. Marcar uma consulta, pagar contas, enviar correio eletrónico, comprar bilhetes para o cinema, ou fazer aquele teste tão giro sobre "Que personagem da 'Casa de Papel' é você?". O que já não será tão lícito é recolher dados pessoais à socapa, cedê-los (ou vendê-los) a terceiros e metralhar consumidores com mensagens não solicitadas, ou chamadas telefónicas ao domingo de manhã sem que as pobres vítimas - perdão, consumidores - tenham sido avisadas e dado o consentimento consciente para tal.
É aqui que compensa ser um pouquinho paranóico e ter cuidado com a forma como usamos e cedemos os nossos dados pessoais. Este novo regulamento comunitário pretende ordenar o uso de dados pessoais e impedir abusos, ameaçando os infratores com pesadas multas. Mas isso não invalida que tenhamos cuidado.
Feita a introdução, vamos explicar o que muda no filmSPOT com a entrada em vigor do GDPR.
Apesar de não usarmos os dados pessoais dos nossos utilizadores para o fartar de vilanagem que acima descrevemos, o novo regulamento obriga-nos a melhorar e sistematizar a forma como tratamos este tipo de informação.
No que respeita à recolha e utilização de dados dos utilizadores deste site, ocorre nos seguintes casos específicos, de forma controlada e sempre com o prévio e expresso consentimento desses mesmos utilizadores.
A partir da entrada em vigor do novo regulamento comunitário sobre proteção de dados (conhecido pela sigla em inglês GDPR), a 25 de maio 2018, a newsletter só será enviada aos utilizadores que dêem o expresso consentimento para tal. Os dados pessoais necessários para esse fim não serão transmitidos a terceiros, ou usados para outros propósitos e existe a possibilidade de remoção da lista de envios a qualquer momento.
No formulário de participação passou a existir um campo de consentimento bem como um texto que informa os utilizadores que ao participarem consentem a utilização dos dados solicitados para o fim de informar a entidade parceira e os próprios dos vencedores do passatempo em causa, bem como que os dados serão automaticamente eliminados dos nossos sistemas dois dias depois da data a que o prémio, normalmente acesso a sessões de antestreia de filmes, se refere.
Sempre que nos contactar, os seus dados serão usados exclusivamente para responder à questão colocada. Não serão mantidos em base de dados, nem transmitidos a terceiros, nem usados para qualquer outro tipo de comunicação por nós iniciada.
As notificações push (as que recebe no seu computador, ou telemóvel quando publicamos um artigo) são realizadas recorrendo a um fornecedor externo, a OneSignal. De acordo com a documentação desse fornecedor sobre o assunto, não são recolhidos dados pessoais (incluindo endereços IP).
Fora do âmbito dos três casos acima referidos, este site não procede à recolha ou utilização de dados pessoais dos seus utilizadores.
No entanto, a publicidade exibida nas páginas do filmSPOT é gerida e servida por terceiros, nomeadamente pelo serviço Google AdSense que utiliza cookies como o "DART" com o objectivo de adequar os anúncios exibidos às preferências de navegação de cada utilizador. Os utilizadores que desejem evitar a recepção deste cookie podem fazê-lo nesta página da Google. O mesmo acontece relativamente ao serviço Google Analytics para efeitos de estatísticas de visitas. Saiba aqui de que forma a Google trata os dados quando utiliza os sites ou as aplicações dos nossos parceiros.
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(Atualizado às 10h53 de 16/05/2018 com informação sobre as notificações push)
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