Publicado em 5 Abr. 2012 às 17:34, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)
Regressa a turma da tarte, um grupo de adolescentes salva o mundo de uma invasão alienígena, Angelina Jolie estreia-se na realização, chega às salas o filme português premiado em Berlim e o transatlântico mais célebre do mundo afunda-se novamente, agora em glorioso 3D.
Passaram nove anos desde a última aventura dos rapazes que se divertiam a introduzir a genitália em tartes acabadas de sair do forno. Entretanto, casaram, tiveram bebés e tornaram-se cidadãos mais ou menos respeitáveis. "American Pie: O Reencontro" é a história de uma reunião de antigos alunos e o retomar da comédia adolescente de maior sucesso dos últimos anos.
Outro regresso, mas num tom mais sério é o de "Titanic". Está de volta, em versão 3D, o filme que levou quase todo o planeta a entrar numa sala de cinema para chorar o drama de Jack e Rose. No centenário da desgraça que uniu pobres e ricos no fundo do Oceano Atlântico poderá recordar tudo outra vez - agora com um par de óculos encavalitado no saliente nasal enquanto sente a água gélida do mar do norte banhar-lhe os pés.
"ETs in da Bairro" tem recolhido opiniões positivas de apreciadores de fição científica e da crítica anglo-saxónica em geral. A premissa alegra a alma a qualquer pessoa: um grupo de adolescentes tenta salvar o seu bairro suburbano de uma invasão de terríveis extraterrestres.
Angelina Jolie escolheu um tema difícil para a sua estreia na realização. A guerra nos Balcãs que se seguiu à desagregação da Jugoslávia fez regressar memórias de conflitos antigos e a desagradável consciência de que existem poucos limites para a brutalidade humana. "Na Terra de Sangue e Mel" toca nos temas mais conhecidos do conflito étnico na Bósnia. As execuções em massa e as valas comuns, as violações de mulheres, os campos de concentração. Tudo como pano de fundo para uma história de amor entre um bósnio-sérvio e uma muçulmana.
Com uma rapidez de saudar chega às salas a longa metragem premiada de Miguel Gomes. O prémio do júri da crítica em Berlim terá ajudado a que esta história de amor e crime em terras de África estreasse no tempo certo. "Tabu" não será de todo um filme convencional. Não espere facilidades, mas se há muito tempo não vê um filme português, deixe-se pelo menos tentar pela curiosidade de saber por que razão o júri na Berlinale gostou tanto desta obra.