Publicado em 27 Mar. 2012 às 19:30, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)
Cinco estreias com duas produções portuguesas, um grande sucesso do cinema francês, um filme para toda a família, um documentário sobre a vida na ilha açoreana do Corvo, um drama no século XIX e um candidato a blockbuster com deuses emprestados pela mitologia clássica.
Quem gosta de acção e aventura e de criaturas com mais pernas e braços do que é normal no homo sapiens comum pode ver "Fúria de Titãs". A sequela de "Confronto de Titãs" continua a acompanhar a vida de Perseus que decidiu dedicar-se à pesca, cuidar do filho e deixar as lutas contra criaturas feias e com péssimo hálito. Infelizmente, o mundo dos deuses entra mais uma vez em convulsão e Perseus é forçado a regressar para impedir que os titãs conquistem o mundo e o olimpo.
Se quer levar a família toda ao cinema e não faz questão de que o petiz mais novo tenha pesadelos com monstros feios, sugerimos "Comprámos um Zoo!". Baseado na história real do viúvo que compra uma propriedade com um jardim zoológico decadente como brinde, traz Matt Damon no papel de pai extremoso e a adorável Scarlett Johansson como a chefe dos tratadores de animais. O realizador chama-se Cameron Crowe, o mesmo de "Jerry Maguire" e "Quase Famosos". Atenção que o filme não é dobrado. Apesar de está classificado para maiores de seis anos convém levar apenas a criançada que já consegue ler as legendas.
De França chega o maior sucesso de 2011 em terras de Sarkozy e Bruni. "Amigos Improváveis" levou 19 milhões de pessoas ao cinema só no país de origem e foi o filme francês mais rentável de sempre. Omar Sy conseguiu mesmo deixar Jean Dujardim (de "O Artista") amuado ao ganhar-lhe o César para melhor ator. Conta a história de um aristocrata que fica paraplégico num acidente de parapente e contrata um emigrante senegalês cadastrado para o ajudar nas rotinas diárias. O filme está em exibição com legendas - como é normal no mercado português - mas em três cinemas seleccionados também existem cópias dobradas em português. Pode barafustar tudo o que quiser, mas a Zon Lusomundo quer testar as águas com este filme e saber se desta forma consegue atrair mais público.
O realizador Gonçalo Tocha esteve no Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, em 2007. Com ele viajou apenas Didio Pestana, o técnico de som. Os dois filmaram e recolheram os sons da paisagem e da vida das 440 pessoas que habitam aquele pequeno pedaço de terra isolada em pleno Atlântico. E fizeram o documentário "É na Terra, Não é na Lua".
A outra produção portuguesa que estreia esta semana é "A Vingança de Uma Mulher", de Rita Azevedo Gomes, um drama sobre um homem rico, viajado e belo que acha que na vida já nada o pode surpreender, até ao dia em que se cruza com uma mulher na rua...