Cartaz de cinema

O programa de televisão que todos querem ver: o início do processo de impeachment de Donald Trump

Publicado em 13 Nov. 2019 às 11:00, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

O programa de televisão que todos querem ver: o início do processo de impeachment de Donald Trump

As testemunhas sobre o caso da pressão sobre o presidente da Ucrânia começam a ser ouvidas na comissão de inquérito a partir das 15h00 de Lisboa.

A partir de hoje, mais do que qualquer nova série de televisão, ou reality show, o interesse dos espectadores nos Estados Unidos e, no resto do mundo, vira-se para uma sala de audiências na Longworth House, perto do Capitólio, na cidade de Washington.

É nesse local que se reúne a comissão de inquérito que investiga a alegada pressão de Donald Trump sobre o presidente da Ucrânia a fim de obter informações sobre Joe Biden e o seu filho, membro do conselho de administração de uma empresa de gás ucraniana. Trump terá feito depender um pacote da ajuda ao país do leste europeu dos resultados da investigação ao seu adversário político.

Biden, do partido Democrata, antigo senador e vice-presidente de Barack Obama, está na corrida à nomeação como candidato às eleições presidenciais do próximo ano e lidera as sondagens.

Este é apenas um dos seis inquéritos que decorrem acerca de possíveis atividades ilegais do presidente dos EUA, mas é o primeiro que ocorre no seio do processo de destituição lançado em setembro por Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes. E, a partir de agora, todos eles farão parte do mesmo processo que pode conduzir à destituição.

A primeira audiência pública tem lugar esta quarta-feira, a partir das 15h00, hora de Portugal Continental, e pode ser vista online através do canal de You Tube da PBS, o canal público norte-americano, ou no canal de You Tube da Câmara dos Representantes.

Os canais de notícias como a CNN, BBC, Sky News, ou MNSBC, disponíveis nos operadores de cabo portugueses, também vão oferecer cobertura em direto.

Foto: Gage Skidmore