Publicado em 28 Nov. 2023 às 19:51, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)
O filme vencedor de três Óscares e da Palma de Ouro em Cannes revelou a cineasta neozelandesa Jane Campion.
"O Piano" volta a ser exibido nas salas de cinema a partir de 14 de dezembro, a propósito do 30.º aniversário da sua estreia mundial, pela mão da Nitrato Filme e em cópias restauradas em 4K.
O filme de 1993, que consagrou Jane Campion como uma das realizadoras mais talentosas da sua geração, vencedor de três Óscares (Melhor Actriz Principal, Melhor Actriz Secundária e Melhor Argumento) e da Palma de Ouro no Festival de Cannes (na primeira vez que o prémio foi entregue a uma obra realizada por uma mulher), consolidou ainda a carreira internacional de Holly Hunter e veio revelar o talento de Anna Paquin que, aos 11 anos, se tornou a segunda pessoa mais jovem de sempre a receber um prémio da academia norte-americana.
Hunter interpreta Ada, uma mulher escocesa muda, que viaja até uma zona remota da Nova Zelândia do século XIX para concretizar um casamento arranjado. Com ela, a filha de nove anos e um piano que o novo marido (interpretado por Sam Neill) se recusa a transportar e é deixado na praia.
Incapaz de suportar a sua destruição certa, Ada faz um acordo com um vizinho analfabeto (Harvey Keitel). Ela pode recuperar o piano se o deixar fazer certas coisas enquanto toca; uma tecla preta por cada lição.