Publicado em 24 Ago. 2015 às 11:22, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Português)
O filme de Leonel Vieira é o primeiro de uma série de três novas versões de comédias portuguesas criadas nos anos 40.
O "Pátio das Cantigas" tornou-se a 23 de Agosto de 2015 o filme português mais visto de sempre.
Realizado por Leonel Vieira, o filme atingiu na noite de domingo o topo da tabela nacional, menos de um mês após a estreia nas salas de cinema em Portugal.
Desde que existem registos, nunca um filme português tinha levado tanta gente ao cinema como fez "o Pátio das Cantigas". a A partir da estreia, a 30 de julho, o número de espectadores atingiu os 392 mil, ultrapassando "O Crime do Padre Amaro" (380.671 espectadores).
O sucesso estendeu-se às receitas de bilheteira, que ultrapassam os 2 milhões de euros – a maior de sempre para uma produção nacional, de acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual.
O "Pátio das Cantigas" está incorporado no projeto da Stopline e da SkyDreams de uma trilogia de clássicos do cinema português – seguem-se "O Leão da Estrela", que estreia este Natal, e "A Canção de Lisboa", lançado em 2016.
O elenco foi um dos ingredientes fundamentais para o sucesso deste filme "O Pátio das Cantigas", que contou com os mais conceituados atores e humoristas do panorama nacional – Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Rui Unas, Aldo Lima, José Pedro Vasconcelos, Oceana Basílio, Manuel Marques, entre muitos outros.
O realizador Leonel Vieira recorda que quando projetou os filmes a ideia foi "manter os títulos, manter os nomes dos atores mas pensamos tudo de forma a fazer desta triologia uma homenagem aos filmes originais". O também Presidente da Stop Line sublinha o "enorme obrigado" que é preciso deixar a todos: "Ao elenco, à equipa técnica aos nossos parceiros e, acima de tudo, ao público" que "colocou este filme novamente no topo da História do cinema Português".
Para José Gandarez, Presidente da Sky Dreams Entrertainments e responsável pela ideia original do projeto dos "Novos Clássicos", "é uma grande felicidade o público ter correspondido de forma tão massiva. Não fizemos o projeto a pensar em resultados, números de espectadores ou no que a crítica poderia pensar. A ideia simples era homenagear e divertir os portugueses".
"O Pátio das Cantigas" permanece em exibição por todo o país. Os horários das sessões podem ser consultados no filmSPOT.