Publicado em 30 Ago. 2013 às 15:05, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries
As facetas menos vistas de importantes temas da história norte-americana são abordados nesta série documental.
A história dos EUA pode ser contada de muitas formas. Grande parte dela está amplamente documentada e é muito acessível, mas há uma outra história, uma história muito secreta que foi mantida à margem do público e que o canal História agora revela.
OS NAZIS AMERICANOS
Há cerca de 200 organizações neonazis que operam, atualmente, nos EUA. Estão, além do mais, estreitamente ligadas com outros grupos que proclamam a supremacia branca. Embora o governo dos EUA vigie secretamente este tipo de organizações, as ideias racista que defendem e as atividades de recrutamento que levam a cabo não são passíveis de ser perseguidas? Quem integra estes grupos e de onde provêm? Que planos escondem? O programa mostra-nos como cresceu a simpatia por Hitler até se converter numa violenta subcultura do "poder branco". Antigos e atuais membros destas organizações, assim como jornalistas, professores universitários e membros das forças e corpos de segurança explicam o desconhecido passado nazi nos EUA, as entranhas do movimento hoje em dia, as reuniões secretas e a sua manifestação. Terão os esforços do Governo dos EUA por capturar ao serviço dos serviços secretos nazis, após a II Guerra Mundial provocado o nascimento dos grupos violentos atuais? Conseguiria este infame movimento infiltrar-se nas instituições, no Governo, ou até na vida quotidiana dos americanos?
Quinta-feira 5 de setembro, 22h50h e sexta-feira 6 de setembro, 02h05, 08h40h e 14h30.
ASSASSINOS EM SÉRIE
Observam as ruas e estradas dos EUA movidos por nada mais do que o prazer de acabar com a vida de outrem. Desde os anos 70, os EUA viram atuar cerca de 1400 assassinos em série: mais do dobro que no resto do mundo. O que faz com que um ser humano, aparentemente normal, chegue a cometer múltiplos crimes? O programa revela o perfil biológico, psicológico e sociológico destes perigosos assassinos. Porque matam? Como é possível identificá-los e detê-los antes de atuarem? Clint Van Zandt, ex criminologista do FBI, Eric Hickey e Helen Morrison, psicólogos criminais, assim como jornalistas, cientistas e membros dos corpos e forças de segurança dos EUA revelam-nos as motivações dos assassinos em série como Dennis Rader, conhecido como BTK, ou Jeffrey Dahmer. Para além disso explicam-nos por que motivo Ted Bundy, o "anjo da morte", Donald Harvey, o "assassino adormecido", e Lonnie Franklin Jr. conseguiram fugir à Justiça durante anos enquanto o número de vítimas crescia de forma espantosa.
Quinta-feira 12 de setembro, 22h50 e sexta-feira 13 de setembro, 02h05, 08h40 e 14h30.
A MAFIA
A organização criminal conhecida como a Mafia há décadas que corrompe o tecido americano. Segundo o FBI, existem no país cerca de três mil membro ativos desta organização, e como no caso dos célebres gangsters do passado, as suas ganancias ilícitas continuam a cobrar um preço: sangue, balas e um altíssimo número de vítimas. Descubra o mundo secreto do crime organizado e os métodos violentos utilizados pela Cosa Nostra para conseguir poder e dinheiro. Como conseguiu a Mafia ser tão influente? Como é possível que, com as centenas de crimes imputados a esta organização na cidade de Chicago dos anos 20, nenhum gangster, nem sequer o mais violento de todos, Al Capone, fosse condenado por homicidio? Por que motivo o director do FBI, J. Edgar Hoover, se opôs à perseguição de mafiosos nos anos 30 e 40? Poderia a influência da Mafia estender-se mais além da policia e dos políticos locais? Em que atividades ilegais está envolvida atualmente?
Quinta-feira 19 de setembro, 22h50 e sexta-feira 20 de setembro, 02h05, 08h35 e 14h30.
SEITAS MORTAIS
Segundo o Governo dos EUA, existem atualmente cerca de 5 mil seitas a operar no país. Anualmente, cerca de 200 mil americanos introduzem-se secretamente nestes grupos e, na sua maioria, de forma voluntária. Mas o que são exatamente estas seitas e porque algumas delas são tão perigosas? Este episódio revela qual a atração psicológica destas doutrinas, quem são os seus carismáticos líderes e que métodos insidiosos empregam para controlar os adeptos. Como caem os cidadãos comuns nas mãos destes grupos marginais, dos quais, aparentemente, não podem desvincular-se? Lideradas por indivíduos persuasivos que se autoproclamam profetas, as seitas caracterizam-se pela clandestinidade, a influência sobre os seus membros e, frequentemente, pela grande capacidade destrutiva. Os seus objetivos são religiosos, políticos, ou simplesmente pecuniários? Por que motivo o Governo vigia e atua sobre algumas seitas mas, aparentemente, não se detém noutras que possuem de igual modo planos ocultos e quiçá sinistros? Tim Carter, sobrevivente de um suicídio colectivo da seita "O Templo do Povo" em 1978, recorda o último dia deste grupo e as terríveis consequências.
Quinta-feira 26 de setembro, 22h50 e sexta-feira 27 de setembro, 02h05, 08h35 e 14h30.