Cartaz de cinema

"O Homem do Lixo" vence no Monstra

Publicado em 29 Mar. 2022 às 10:43, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

"O Homem do Lixo" vence no Monstra

O filme da portuguesa Laura Gonçalves levou ainda o prémio da competição nacional de curtas e o prémio do público no palmarés da 21.ª edição do festival de animação de Lisboa.

Terminou ontem, dia 27 de março, a 21.ª edição da MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa, onde foram vistos mais de 400 filmes, com uma visita muito especial ao cinema de animação da Bulgária - o país convidado deste ano.

"O Homem do Lixo", da realizadora Laura Gonçalves, venceu a Competição Portuguesa da 21.ª edição da MONSTRA. O filme foi distinguido entre as 10 curtas-metragens apresentadas na competição. Recebeu também o Prémio do Público.

O júri apontou ainda duas Menções Honrosas entregues a "Degelo", de Susana Miguel António e Filipa Gomes da Costa, e "A Criação", de José Xavier.

O Grande Prémio na Competição de Longas-metragens, foi atribuído a "Mata e Foge da Cidade" ("Kill it and Leave this Town"), do polaco Mariusz Wilczyński.

"Até os Ratos Merecem o Céu" ("Even Mice Belong In Heaven"), dos checos Denisa Grimmová e Jan Bubenicek, foi eleito Melhor Filme Infância e Juventude, "A Travessia" ("The Crossing"), da francesa Florence Miailhe, obteve o Prémio Especial do Júri, e "Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente" ("Bob Spit, We Don"t Like People"), do brasileiro Cesar Cabral, a Menção Honrosa e o Prémio do Público.

"Bestia", do realizador chileno Hugo Covarrubias, ganhou o Grande Prémio na Competição de Curtas-metragens.

Foram ainda eleitos pelos jurados "O Que se Ouve no Silêncio" ("What Resonates in Silence"), de Marine Blin, e "Duas Irmãs" ("Two Sisters"), de Anna Budanova (Menções Honrosas); "A Quarta Parede" ("The Fourth Wall"), de Mahboube Kalaei (Melhor Curta-metragem Experimental); "Terra Prometida" ("Promised Land"), de Andrea Pierri (Melhor Curta-metragem Documental); "Um Caso de Arte" ("Affairs of the Art"), de Joanna Quinn (Prémio Especial do Júri); e "O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves (Melhor Curta-metragem Portuguesa). O Prémio do Público, nesta categoria, foi entregue a "Degelo".

Na Competição MONSTRINHA, dedicada ao público mais novo e às famílias, foi "O Segredo do Sr. Nostoc" ("The Secret of Mr. Nostoc"), dos realizadores franceses Patrice Seiler e Maxime Marion, quem levou para casa o Grande Prémio a que juntou  o Prémio do Público do programa MONSTRINHA Pais e Filhos.

As menções honrosas na categoria foram atribuídas a "Ensaio da Orquestra", de Tatiana Okruzhnova (programa 3 aos 5), "O Meu Nome é Medo", de Eliza Płocieniak-Alvarez (programa 6 aos 9), "Admirando a Infância", de Camille Scudier (programa 10 aos 14), "Todas as Sensações na Barriga", de Marko Dješka (programa Geração M), e "Há Chuva nas Estrelas", de Sara Namjo (programa Pais e Filhos).

Ainda na 21.ª edição do Festival de Animação de Lisboa, na Competição de Curtas-metragens de Estudantes - Júri Júnior, foram eleitos "Noite do Medo Vivo" ("Night of the Living Dread"), de Ida Melum (Melhor Curta-metragem de Estudantes); "No Meio de Nada", de Sam Marques (Melhor Curta-metragem de Estudantes Portuguesa). "Dois Dedos de Conversa" ("Chitchat"), de Flore Péan, Elisa Baudy, Jeanne Damas, Gabin Ageorges, Bradley Lejeune, e "Voo Diário" ("Dayfly"), de Yi Baoxingchen, receberam menções honrosas.

Também nesta competição, mas pelo Júri Sénior, as escolhas recaíram em "A Queda do Rei Ibis" ("Fall of The Ibis King"), de Josh O"Caoimh e Mikai Geronimo (Melhor Curta-metragem de Estudantes); No Meio de Nada", de Sam Marques (Melhor Curta-metragem de Estudantes Portuguesa); e "Na Sua Misericórdia" ("In His Mercy"), de Christoph Büttner, "Irmãs" ("Sisters"), de Andrea Szelesová, e "Memórias Flutuantes" ("Floating Memories"), de Se-young OK (Menções Honrosas).

O Prémio do Público foi entregue a "Noite do Medo Vivo" ("Night of the Living Dread") de Ida Melum.

Na Competição Curtíssimas distinguiram-se "Dias Infelizes" ("Inertness"), de Jakub Krzyszpin (Melhor Curtíssima); "Ouch!", de Carolina Nunes (Melhor Curtíssima Portuguesa); e "WYH", de Florian Grolig, e "Sensorial" ("Sensory"), de Alicia Frøy Johnsen (Menções Honrosas).

A edição 2022 do Monstra decorreu de 16 a 27 de março e apresentou mais de 400 filmes em nove locais da cidade de Lisboa.