Cartaz de cinema

O essencial de Park Chan-Wook no Cinema Fernando Lopes

Publicado em 15 Nov. 2022 às 09:18, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

O essencial de Park Chan-Wook no Cinema Fernando Lopes

Ainda em novembro, a sala lisboeta exibe o documentário "Futura, ou o que está por vir" e uma seleção de curtas-metragens.

A partir de 17 de novembro, o cinema de Park Chan-wook vai encher a tela do Cinema Fernando Lopes com uma mostra de sete filmes essenciais do realizador sul-coreano, um dos mestres do cinema asiático atual, autor de "Oldboy - Velho Amigo", ou "A Criada". Da programação fazem parte quatro longas-metragens inéditas em Portugal e o seu mais recente filme, "Decisão de Partir".

Em Nome da Vingança 

ESSENCIAL PARK CHAN-WOOK

EM NOME DA VINGANÇA (inédito em sala)

Ryu é surdo e enganado enquanto procura um orgão para a irmã, que precisa de um transplante urgente. Com a namorada, planeia raptar a filha do seu chefe, mas a tragédia acontece - é hora da vingança.

EU SOU UM CIBORGUE, MAS NÃO FAZ MAL (inédito em sala)

No hospital psiquiátrico New World, encontram-se Young-goon que acredita ser um ciborgue, e II-soon, que pensa conseguir roubar o que quer que seja.

VINGANÇA PLANEADA (inédito em sala)

A bela Geum-ja foi aprisionada quando tinha 20 anos. Assim que é libertada por ser uma "prisioneira modelo", inicia o seu plano de vingança que tem planeado nos últimos 13 anos.

OLDBOY – VELHO AMIGO

Dae-soo, um homem casado e com uma filha, é raptado e aprisionado num quarto de hotel sem qualquer explicação. Quinze anos depois é libertado, é-lhe dado dinheiro, um telemóvel e um fato novo. Desorientado, luta para descobrir porque foi preso. Mas o seu raptor ainda tem planos para ele e envia-lhe mensagens que o incitam à vingança.

THIRST - ESTE É O MEU SANGUE

Um padre católico participa numa experiência médica falhada e torna-se um vampiro. Luta contra a sua sede de sangue até conhecer Tae-ju, a mulher de um amigo.

A CRIADA

Coreia na década de 1930, durante o período da ocupação japonesa. Uma rapariga (Sookee) é contratada como criada de uma herdeira japonesa (Hideko) que leva uma vida isolada numa propriedade rural ao lado de um tio dominador (Kouzuki). Mas a criada guarda um segredo. É uma ladra recrutada por um impostor que se faz passar por conde japonês, para o ajudar a seduzir a senhora e convencê-la a casar com ele em segredo, roubar-lhe a fortuna e trancá-la num manicómio.

DECISÃO DE PARTIR

Um homem cai do pico de uma montanha e morre. O detective responsável, Hae-joon, conhece Seo-rae a mulher do falecido. A morte do marido não parece perturbá-la. Face ao comportamento tão atípico de um familiar enlutado, a polícia considera-a suspeita. Hae-joon interroga Seo-rae e decide vigiá-la. Mas à medida que a vai observando, sente-se cada vez mais interessado nela.

Futura, ou o que está por vir

Na mesma semana, estreia o documentário "Futura, ou o que está por vir", um retrato da Itália através dos olhos de adolescentes que segue as pisadas do "Comizi d'Amore" de Pier Paolo Pasolini.

 

As Visitantes

A sessão mensal com curadoria da Agência da Curta-Metragem será no dia 30, às 21h30. Intitulada "Curtas do Mundo", tem como mote o humor e apresenta visões do mundo nos dias de hoje, desde uma viagem de reformadas pela Europa, passando pela realidade musical dos estafetas brasileiros, sem esquecer o espírito da época natalícia em tom de humor negro com a curta checa "A Glória da Malvada Eliz".

AS VISITANTES

Enrique Buleo · Espanha

2022 · FIC · 15 min

Três mulheres reformadas viajam de autocarro pela Europa. Elas perderam recentemente os seus maridos, mas agora é tempo de começar a viver.

FANTASMA NEON

Leonardo Martinelli · Brasil

2021 · FIC · 20 min

Um estafeta de entregas ao domicílio sonha em ter uma mota. Disseram-lhe que tudo seria como um filme musical.

A GLÓRIA DA MALVADA ELIZ

Eliška Kováíková, Adam Struhala · República Checa

2021 · FIC · 28 min

Três crianças de 11 anos têm uma paixão secreta por Eliz. Enquanto almoçam na cantina da escola, cada um tenta superar os rivais amorosos inventando uma história melhor e mais assustadora, cada uma com a diabólica Eliz no papel principal. Serão estes relatos verdadeiros ou apenas fragmentos da sua imaginação?