Publicado em 25 Feb. 2025 às 15:48, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)
A construção do Arco de La Défense, em Paris, uma das grandes obras dos tempos de François Mitterrand, é o tema do filme de Stéphane Demoustier com Claus Bang no papel do arquiteto que acabou por renegar o seu projeto.
O realizador francês Stéphane Demoustier dirige "L'Inconnu de la Grande Arche" (O Desconhecido do Grande Arco), que retrata a história da construção do Grande Arco no bairro de La Défense, em Paris. Este é o quinto filme de Demoustier e sucede a "Borgo" (2024) e "La Fille au Bracelet" (2020).
Baseado no livro "La Grande Arche", da escritora Laurence Cossé, o filme conta a história do arquiteto dinamarquês Johan Otto von Spreckelsen, que inesperadamente venceu um dos maiores concursos de arquitetura da história, promovido nos anos 80 pelo então presidente francês François Mitterrand.
A trama acompanha a chegada à grande cena internacional deste arquiteto, até então um mero professor em Copenhaga, que apenas tinha projetado a sua própria casa e algumas pequenas capelas.
Inaugurado a tempo do bicentenário da Revolução Francesa, La Grande Arche, situado no distrito empresarial de Paris, enfrentou um processo de construção complexo. Confrontado com pressões e intrigas políticas, Spreckelsen acabou por se demitir e recusou associar o seu nome ao projeto.
Claes Bang, premiado como melhor ator europeu pelo desempenho em "O Quadrado", interpreta Spreckelsen. O ator francês Michel Fau assume o papel de François Mitterrand, enquanto Sidse Babett Knudsen, interpreta Liv von Spreckelsen. Xavier Dolan, cineasta e ator canadiano, também faz parte do elenco.
As filmagens, com início em setembro de 2024, decorreram na Île-de-France, Dinamarca e Itália.
A estreia de "L'Inconnu de la Grande Arche" está prevista para 2025.