Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O charme do trailer em 35mm na era digital

Publicado em 21 Abr. 2023 às 21:10, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)

O charme do trailer em 35mm na era digital

Um dedicado grupo de youtubers usa a mais conhecida das plataformas digitais para a preservação e divulgação do património analógico.

O YouTube é, de há largos anos a esta parte, repositório de uma incontável série de conteúdos dedicados aos suportes analógicos que, durante décadas, guardaram as imagens em movimento para a posteridade.

Naquela plataforma, a digitalização e publicação de audiovisual registado em fita magnética, por intermédio de formatos como a Betamax, ou o VHS, continua a ser a principal manifestação dessa tendência. No entanto (e para gáudio pessoal), a "boa e velha" película de 35mm está a adquirir peculiar proeminência.

Numa rápida pesquisa, encontramos material sobre temas como a projeção analógica de cinema, no passado e no presente, os prós e os contras das "sessões caseiras" em película de 8mm, o renascimento do rolo fotográfico ou, inevitavelmente, as demonstrações de restauro cinematográfico a partir das suas matrizes em película.

Em suma, os tópicos são infindáveis, como abaixo se pode verificar.

No seio desta tendência, outro exemplo assoma-se com frequência: a digitalização de trailers impressos em película de 35mm, preservando-se, nesse processo, as características visuais daquele suporte - o grão, as tonalidades, as imperfeições na emulsão e a degradação cromática.

Entre os youtubers que se dedicam a esta atividade, o principal nome a reter é o de Denis-Carl Robidoux. Nas várias listas de reprodução que animam o seu perfil, Robidoux partilha centenas de trailers digitalizados através de um scanner produzido domesticamente que o próprio denomina "Gugusse Roller". O inventário de títulos é maioritariamente norte-americano e remonta à década de 1950 até aos primeiros anos do século XXI.

Trailer de "Peter Pan" (1953)

Trailer de "2001: Odisseia no Espaço" (1968)

Trailer de "Amityville - A Mansão do Diabo (1979)"

Teaser de "Regresso ao Futuro" (1985)

Recorrendo aos mesmos métodos do "Gugusse Roller", o perfil de The Scan Man Gallery é outra visita obrigatória para os interessados nestes assuntos.

Entre o conteúdo publicado é até possível contemplar as pontas de "start" e "finish" (também apelidadas de "film leaders"; porções de película anteriores e posteriores ao material que deve ser projetado numa sessão ao público, com informação técnica do filme constante naquela bobine) e os seus respetivos aspetos visual e sonoro.

Trailer de "Gritos 2" (1997)

Num perfil mais "institucional", TheBluRayCritic é prolífero na publicação de trailers em 35mm de cinema de terror, ação e ficção científica das décadas de 1980 e 1990.

Trailer de "Matrix" (1999)

Esta enumeração de perfis de YouTube constitui mais do que o realce de uma mera curiosidade. Numa reflexão às diversas implicações da atividade destes YouTubers, e para além de estimular sentimentos de nostalgia entre cinéfilos e espetadores (alguns dos quais, provavelmente, cresceram a ver estes trailers nas salas), pode-se concluir que estamos perante um inadvertido e simultâneo trabalho de preservação fílmica e de divulgação de uma forma quase extinta de ver cinema.

Por um lado, quem digitalizou estes trailers assume-se como o detentor e "conservador" das suas cópias em 35mm; por outro, a atenciosa decisão de publicar esses conteúdos sem aprimoramento digital de imagem e som, preservando os "defeitos" inerentes a uma projeção analógica (riscos, picotado, cintilância de luz, ruídos de fundo...), tanto remete para a experiência de cinema que dominou a indústria de exibição durante várias décadas, como não reduz a superioridade sensorial da imagem em película de 35mm.

Basta observar, durante alguns segundos, uma destas peças de marketing cinematográfico e a diferença, face à qualidade da imagem digital, é imediatamente evidente.