Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da Semana: TV Cultura, "um verdadeiro presente de cultura para o povo"

Publicado em 20 Set. 2020 às 14:41, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da Semana: TV Cultura, "um verdadeiro presente de cultura para o povo"

Nos 60 anos da emissora, recordam-se momentos memoráveis de uma das pioneiras da televisão do Brasil.

A 20 de setembro de 1960, a TV Cultura iniciava a sua emissão regular – com o slogan "um verdadeiro presente de cultura para o povo" – a partir de São Paulo. Herdando instalações, profissionais e jornalistas da TV Tupi, chancela pioneira da transmissão televisiva na América do Sul, a TV Cultura dava, assim, os primeiros passos de uma missão de formação de públicos através da exibição de documentários, conteúdos jornalísticos da autoria de nomes como Vladimir Herzog, Heródoto Barbeiro ou Mario Sergio Conti e programação infantil que, por exemplo, produziu "Vila Sésamo".

Ao longo de 60 anos, a TV Cultura conheceu diversos proprietários (nomeadamente, a Fundação Padre Anchieta, a qual assume, desde 1969, a gestão da emissora) e fixou, no imaginário popular brasileiro, um extenso rol de programas de índole cultural, educativo e lúdico que, em 2014, valeu-lhe o estatuto do "segundo canal de maior qualidade do mundo", logo atrás da British Broadcasting Corporation (BBC).

No Arquivo desta semana, assinalamos os 60 anos da TV Cultura com alguns dos seus momentos mais marcantes – cinco arquivos que, apesar da sua relativa abrangência temporal, nunca chegarão para contar nem metade da história do canal.

Dos primeiros anos de atividade da TV Cultura, ficou célebre a transmissão de programas dedicados tanto à música popular brasileira, como a obras de compositores clássicos. Nesse contexto, a participação mais famosa terá sido protagonizada por Fritz Jank, pianista alemão radicado em São Paulo, tal como fica demonstrado nesta interpretação, gravada em 1969, da Sonata No. 14 de Beethoven.

(fontes: TV Cultura / Instituto Piano Brasileiro – IPB)

Integrado na grelha da TV Cultura há mais de 40 anos, "Viola, Minha Viola" converteu-se num dos mais populares programas dedicados à chamada música caipira. Somando mais de 1 500 episódios desde a sua fundação, as gravações do programa tornaram-se registos fundamentais deste género musical tipicamente brasileiro e adquiriram estatuto de tesouro histórico e arquivístico. O programa inaugural, apresentado pelo radialista Moraes Sarmento, foi emitido a 25 de maio de 1980, e o seu teor etnográfico já descortinava a influência cultural que, hoje, todos lhe atribuem.

(fonte: TV Cultura)

Exibido desde 1986, "Roda Viva" é o mais antigo programa de entrevistas da televisão brasileira, um talk-show por cujo palco já passaram nomes como Caetano Veloso, Tom Jobim, Fidel Castro, Telê Santana, Hebe Camargo, ou Lula da Silva. Um dos seus primeiros entrevistados foi Ayrton Senna: um iniciante na Fórmula 1, mas já com quatro vitórias em Grandes Prémios (incluindo uma, no Autódromo do Estoril), que partilhava, então, os objetivos e as aspirações que definiriam a sua carreira automobilística.

(fonte: TV Cultura)

A 6 de outubro de 1991, era exibido o primeiro episódio da série infantil "Mundo da Lua", naquele que se tornaria um dos programas mais memoráveis do público juvenil da TV Cultura. No seu elenco, passaram nomes aclamados, mesmo entre o público português, como Antônio Fagundes, Lucinha Lins, Gianfrancesco Guarnieri, ou Laura Cardoso.

(fonte: TV Cultura)

Entre as várias séries juvenis exibidas pela TV Cultura, "Castelo Rá-Tim-Bum" foi um dos seus maiores sucessos. Considerado como um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira, a série foi transmitida entre 1994 e 1997, tendo arrecadado diversos prémios de produção, foi exibida em vários países da América Latina e inspirou filmes (sobretudo, "Castelo Rá-Tim-Bum, o filme") e peças teatrais.

(fontes: TV Cultura / Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP)

Um agradecimento especial a Miguel Andrade, do canal Dolce Video, pela ajuda na pesquisa e seleção de conteúdos para este artigo.