Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da Semana: os Metallica em VHS

Publicado em 26 Jul. 2020 às 17:09, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da Semana: os Metallica em VHS

Onde se fala de um concerto encontrado numa limpeza de sotão durante o confinamento e de outras pérolas registadas em VHS que regressaram à luz do dia nos últimos meses.

Por estes dias de pandemia, Lars Ulrich, baterista e fundador dos californianos Metallica, aproveitou o confinamento para se dedicar à limpeza do "sótão" da casa. Durante essa tarefa, Ulrich descobriu duas cassetes VHS, com a filmagem de um concerto da banda, realizado a 22 de julho de 1994 no Shoreline Amphitheatre, em San Francisco Bay.

Integrado na digressão Shit Hits The Sheds (uma tournée de 51 concertos pela América do Norte), esse espectáculo ao vivo está agora disponível no canal de YouTube dos Metallica e publicado com uma breve introdução pelo próprio Lars Ulrich.

Para além da oportunidade de (re)vermos a banda no auge do sucesso e forma musical (de facto, não falta nada neste registo audiovisual para um bom fã dos Metallica: desde as interpretações de êxitos como "Master of Puppets", "Nothing Else Matters", ou "Enter Sandman", à presença de extasiados groupies e headbangers na audiência), a digitalização destas duas horas de concerto apresenta, ainda, o benefício de preservar a "estética" e a qualidade das imagens tal como eram captadas em VHS.

À margem do Arquivo da Semana, e em jeito de comentário final, a redescoberta deste concerto dos Metallica é mais um exemplo do muito material gravado em VHS ao longo da década de 1990 que, certamente, ainda se encontra por revelar.

Só nos últimos meses, por intermédio de registos em fita magnética, concretizou-se a oportunidade de ver imagens inéditas de concertos filmados de nomes como Queens of the Stone Age, Rage Against the Machine, ou Björk, antes de alcançarem notoriedade global.