Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da Semana: o restauro das obras de arte e a preservação da memória cultural

Publicado em 16 Abr. 2021 às 17:55, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema, Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da Semana: o restauro das obras de arte e a preservação da memória cultural

Cinco filmes que revelam como as imagens em movimento registaram a conservação de obras de arte e monumentos.

Embora este seja, principalmente, um espaço dedicado aos temas da preservação e restauro do cinema, o Arquivo desta semana representa um momentâneo divagar dessa missão, debruçando-se sobre como as imagens em movimento, no Século XX, registaram o trabalho de conservação das obras de arte e dos monumentos que compõem o nosso imaginário cultural.

Da mesma forma que as bobinas de película requerem, em prol da resistência temporal do cinema, de intervenção e cuidado pontuais, o mesmo aplica-se ao fruto do talento dos artistas plásticos. Dos quadros apresentados nos museus às estruturas sujeitas à erosão atmosférica, o restauro de obras de arte pode, ainda, ser motivado por atos de vandalismo, ocasiões especiais ou, pura e simplesmente, pelo inevitável passar do tempo.

Para ilustrar esses cenários, eis cinco arquivos que registam, em pormenor, muitos dos aspetos subjacentes à meticulosa tarefa do restauro artístico e, nesse processo, servem como lembrete da fragilidade que também pode "capturar" o legado das artes plásticas.

Com o título "Restoring Old Paintings", e produzido em 1958 pela British Pathé, esta curta-metragem destaca a figura e o trabalho do restaurador britânico J. W. Popple, desde a sua análise a danos materiais numa pintura até ao quotidiano do seu estúdio de restauro.

(fonte:  British Pathé)

Desde a sua apresentação pública em 1642, o quadro "A Ronda da Noite", de Rembrandt, constituiu-se não só como uma das obras mais admiradas do período Barroco, assim como a que mais antagonismo suscitou. Ao longo do passado século, a obra foi alvo de diversas formas de vandalismo: em 1911, por exemplo, um homem tentou infligir, com um punhal, vários cortes na pintura, como protesto pela sua situação de desemprego. Estas situações, aliadas à sua própria longevidade, motivaram os primeiros esforços – que ainda hoje decorrem no Museu Nacional dos Países Baixos (ou Rijksmuseum) – de restauro de "A Ronda da Noite", aqui detalhados num breve filme informativo produzido, na década de 1940, pela Polygoon-Profilti.

(fontes:  Polygoon-Profilti / Rijksmuseum)

Em junho de 1980, as câmaras da Associated Press acompanharam os primeiros momentos do restauro do fresco "A Última Ceia", de Leonardo Da Vinci. Embora sem qualquer narração, estas imagens são plenamente demonstrativas do esforço humano e logístico em redor de uma das obras mais conhecidas da cultura mundial.

(fonte: Associated Press)

Por ocasião do centenário da Estátua da Liberdade, o National Park Service empreendeu um trabalho de restauro sem precedentes (os cidadãos norte-americanos foram, inclusive, estimulados a contribuir financeiramente para o projeto) da "Lady Liberty". Entre 1983 e 1986, tal como revela esta peça do jornalista Rolland Smith para a CBS News, abaixo publicada em três partes, procedeu-se à substituição integral da sua armadura de metal, desenvolveu-se um revestimento para a preservação dos seus materiais de zinco fabricado exclusivamente para o efeito, e concebeu-se uma tocha completamente nova para a Estátua da Liberdade.

(fonte: CBS News)

Em 1994, e após dez anos de diligente e ininterrupto trabalho, o restauro do tecto da Capela Sistina, de Michelangelo, foi revelado ao mundo pelo Papa João Paulo II. Na mesma altura, o canal japonês NTV produziu o documentário "The Sistine Restored", dedicado às várias fases desse processo, cujo resultado acolheu admiração e crítica em doses iguais.

(fonte: Nippon Television Network Corporation of Japan – NTV)