Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da Semana: Nos 80 Anos da Evacuação de Dunquerque

Publicado em 29 Mai. 2020 às 21:06, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da Semana: Nos 80 Anos da Evacuação de Dunquerque

Esta semana comemora-se a passagem de oito décadas sobre a evacuação da Força Expedicionária Britânica das praias do norte da França, diante do avanço imparável das forças nazis.

Esta semana, a Europa (sobretudo, em França e no Reino Unido) tem assinalado os 80 anos dos eventos da Operação Dínamo, a qual, nos livros de História, também é referida como a Evacuação de Dunquerque.

Decorrida entre 26 de maio e 4 de junho de 1940, quando o conflito da Segunda Guerra Mundial começava a adquirir contornos realmente globais, a Operação Dínamo foi estabelecida com o objetivo de evacuar mais de 340 mil soldados – na sua maioria, de nacionalidade britânica – da cidade francesa de Dunquerque. Essa retirada em massa, causada pelo sucesso da invasão de França pelas tropas da Alemanha nazi, originou um deslocamento militar sem precedentes, com elevado custo humano (estima-se que cerca de 3.500 soldados perderam a vida, e mais de 13 mil ficaram feridos) e logístico para as tropas aliadas.

Daqueles dias, os arquivos da British Pathé são detentores de um numeroso e impressionante conjunto de imagens em movimento,, sobre a Evacuação de Dunquerque, que O Síndrome do Vinagre hoje recorda.

Graças à iniciativa de valorosos operadores de câmara, as gerações atuais – provavelmente, mais familiarizadas com este evento histórico devido a "Dunkirk", o épico de guerra realizado por Christopher Nolan, em 2017 – podem observar não só a dimensão dos acontecimentos, como também as ações de socorro levadas a cabo por pessoas que, ao longo do Canal da Mancha, arriscaram a vida e os seus bens pessoais para concretizar o também denominado "Milagre de Dunquerque".

"Pathé Gazette Special – The War Latest"

(Fonte: British Pathé)

"Greatest Epic of the War"

(Fonte: British Pathé)

Compilação de imagens não editadas ou não usadas da Evacuação de Dunquerque 

(Fonte: British Pathé)