Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da semana: no aniversário de Ringo Starr

Publicado em 7 Jul. 2020 às 14:56, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da semana: no aniversário de Ringo Starr

A Beatlemania está em festa: Ringo Starr, o baterista dos 'Fab Four', celebra hoje o 80º aniversário.

Último elemento a integrar a banda de Liverpool, Ringo Starr (nome artístico de Richard Starkey) chegou em 1962 para substituir Pete Best, o primeiro baterista dos Beatles, mas rapidamente conquistou a admiração dos fãs e, sobretudo, a confiança de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison.

Desde cedo, Ringo Starr foi determinante para o sucesso internacional dos Beatles, durante o qual compôs temas ocasionais para o grupo ("Don't Pass Me By" e "Octopus's Garden"), emprestou a sua voz ao popular "With a Little Help from My Friends" e recebeu particular apreciação crítica pelo seu talento como ator no filme de culto "A Hard Day's Night".

No entanto, até à separação do grupo, em 1970, Ringo Starr pareceu ser sempre uma figura marginal no seio dos Beatles, opinião que o próprio, por diversas vezes, confessou em entrevistas e biografias. Isso, aliado à aparente timidez que revelava em público, fez com que o baterista nunca fosse o centro das atenções na comunicação social da época: era o "Beatle mais difícil de contactar", tal como o definiram numa entrevista concedida, em 1965, à BBC Radio.

Nos anos 70, entre diversas atividades, encetou por uma carreira a solo, foi músico convidado em projetos de John Lennon, Marc Bolan, ou Bob Dylan, fundou a sua editora discográfica e dedicou-se a interesses pessoais, como o design de interiores e a fotografia amadora. Foi, também, a partir desse período, que o seu mediatismo realmente ganhou destaque – e, tal como o Arquivo da Semana hoje partilha, o mundo passou a conhecer melhor a extroversão, o sentido de humor e o espírito criativo do aniversariante Ringo Starr.

Vídeo musical para "Only You (And You Alone)", uma cover do tema popularizado nos anos 50 pelos Platters, realizado em 1974. Surreal, excêntrico e rodado no telhado do edifício da Capital Records, o vídeo serviu de inspiração para a curiosa capa do single que, naquele ano, comercializou o tema.

(fonte: EMI Records)


Convidado do programa holandês "Voor de vuist weg", em 1976, onde, feérico e aparentemente com "um grão na asa", Ringo Starr gaba-se de ter levado a sua própria bebida para o estúdio ("I didn't know what the procedure was"), confessa as suas preferências gastronómicas, fala do legado dos Beatles e partilha projetos então em curso.

(fonte: AVRO Television)


Numa entrevista à jornalista norte-americana Barbara Walters, em 1981, Ringo Starr fala sobre a última vez que falou com John Lennon. A determinado momento, a comoção na sua voz é inteiramente perceptível.

(fonte: ABC News)


No popular "Late Night with David Letterman", em 1989, para promover o seu projeto musical Ringo and his All-Starr Band. As memórias dos tempos dos Beatles dominaram, inevitavelmente, a conversa.

(fonte: National Broadcasting Company – NBC)


Produzido em 2015 pela Rolling Stone, a curta-metragem documental "Ringo Starr: Photographer" revela uma paixão pela fotografia que, desde os anos dos Beatles, sempre desafiou os limites da sua criatividade.

(fonte: Rolling Stone Films)

 

foto: Rob DiCaterino