Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da Semana: no aniversário de Ernesto "Che" Guevara

Publicado em 14 Jun. 2020 às 08:30, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da Semana: no aniversário de Ernesto "Che" Guevara

Hoje, faria 92 anos o médico argentino que se tornou num dos maiores simbolos do espírito revolucionário de esquerda e no ícone do atual regime em Cuba.

Ícone de diversas causas sociais e políticas com reconhecimento internacional, figura pouco consensual (herói para uns, um homem frio e cruel para outros) e um dos principais rostos da Revolução Cubana de 1959, Ernesto "Che" Guevara de la Serna nasceu a 14 de junho de 1928, em Rosario, na Argentina.

Formado em Medicina, Guevara revelou interesse por problemáticas como a desigualdade social, a pobreza e a influência económica dos Estados Unidos da América na América do Sul desde tenra idade, sobretudo no decurso de várias viagens que fez por aquele continente, as quais radicalizaram as suas posições políticas e que, mais tarde, foram popularizadas no livro de memórias "Diários de Motocicleta" (adaptado ao cinema, em 2004, pelo realizador brasileiro Walter Salles).

Depois de uma primeira experiência de resistência política na Guatemala, "Che" Guevara juntou-se a vários exilados cubanos que residiam no México (entre eles, Fidel Castro), formando o movimento revolucionário que derrubaria a ditadura militar de Fulgencio Batista, a 1 de janeiro de 1959, e alcançaria o controlo político de Cuba.

Durante os anos de atividade política (em Cuba, no papel de Ministro da Indústria, promoveu uma intensiva reforma agrária, os níveis de literacia da população e um programa de educação nacional) e guerrilheira, até à sua captura e morte na Bolívia em 1967, Guevara imprimiu convicções pessoais e princípios ideológicos em obras literárias (o "Diário de Che Guevara" será o exemplo mais aclamado), mas também através das raras ocasiões em que permitiu ser filmado.

Assim, no dia em que celebraria o seu 92º aniversário, o Arquivo da Semana recorda "Che" Guevara em cinco arquivos de imagens em movimento, plenamente demonstrativos da sua personalidade, enquanto homem, guerrilheiro e político.

"Che" Guevara, em 1956, declara lealdade à causa revolucionária de Fidel Castro.

(fonte: Anoop KN)

Documentário amador, sem som e registado em Cuba durante os anos 50, que apresenta Guevara a colaborar nos trabalhos de limpeza de um campo agrário.

(fonte: Huntley Film Archives)

Entrevista de "Che" Guevara à jornalista Lisa Howard, da ABC News, gravada em fevereiro de 1964. Note-se como este arquivo revela momentos curiosos que não são habitualmente exibidos, tais como as indicações técnicas do operador de câmara, Lisa Howard a solicitar a reformulação de perguntas, ou Guevara a acender o cigarro da jornalista.

(fonte: American Broadcasting Company – ABC)

Discurso de "Che" Guevara perante a assembleia das Nações Unidas, a 11 de dezembro de 1964, centrado na necessidade de estabilidade política e integridade territorial de Cuba. Antes desta intervenção, a delegação dos Estados Unidos da América retirou-se da sala.

(fonte: Organização das Nações Unidas)

"Che" Guevara enquanto convidado do programa "Face the Nation", transmitido pela CBS News a 13 de dezembro de 1964.

(fonte: CBS Broadcasting)

Curtas Vilda do Conde 2020