Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da semana: "King: A Filmed Record...": disponível na íntegra e gratuitamente

Publicado em 13 Jul. 2020 às 10:52, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da semana: "King: A Filmed Record...": disponível na íntegra e gratuitamente

O documentário nomeado para um Oscar em 1971 inclui uma extensa e intensa coleção de imagens do líder dos direitos civis norte-americanos.

Desde o passado mês de junho, o site Kino Now, num gesto de apoio ao movimento #BlackLivesMatter, disponibiliza, de forma integral e gratuita, o documentário biográfico de 1970 (nomeado para um Oscar) "King: A Filmed Record... Montgomery to Memphis", sobre a figura e o percurso político de Martin Luther King.

Construído pela câmara e montagem dos realizadores Sidney Lumet e Joseph L. Mankiewicz, o filme é estruturado a partir de imagens de arquivo.

"King: A Filmed Record..." recorre a registos filmados dos momentos mais marcantes da carreira ativista de Martin Luther King - do boicote dos autocarros no Alabama, iniciado após a recusa de Rosa Parks em ceder o seu lugar a um passageiro branco; passando pela Marcha sobre Washington, onde o Dr. King proferiu o mítico discurso "I Have a Dream"; até ao seu assassinato em março de 1968 - e revela-se um importante filme histórico sobre a vida e a influência de um dos nomes mais importantes do movimento dos direitos civis, em prol da população afro-americana, durante a década de 1960.

Ao longo das três horas de documentário, o espectador testemunha a desobediência civil e o ativismo de não-violência assumidos por Martin Luther King, líder incontestado que captava a atenção e paixões através de eletrizantes discursos – muitos deles incluídos em "King: A Filmed Record..." – e de ações de protesto que resultaram, por diversas vezes, na sua "voluntária" prisão e reação agressiva por quem continuava a defender a segregação racial.

Em paralelo a estas imagens, atores como Harry Belafonte, Charlton Heston, James Earl Jones, Burt Lancaster, Paul Newman, Anthony Quinn ou Joanne Woodward narram poemas de autores afro-americanos, ou textos que apelam à tolerância e paz entre os homens.

Acima de tudo, "King: A Filmed Record..." é um monumental exemplo do poder que os arquivos fílmicos detêm para a compreensão do passado e presente.

O registo filmado da repressão policial nos anos 60 ostenta, a espaços, uma arrepiante semelhança com as imagens da detenção de George Floyd, em maio passado.

Trailer "King: A Filmed Record... Montgomery to Memphis"

Para além dos momentos filmados por Sidney Lumet e Joseph L. Mankiewicz, a mensagem é amplificada pelo uso de materiais não editados e sem qualquer retoque técnico de noticiários da época, outro espelho das mentalidades e posições políticas que aparentam estar ressurgir no presente.

Em 1999, este documentário foi considerado de relevância cultural, histórica e estética pela Biblioteca do Congresso, e objeto de restauro pela distribuidora Kino Lorber em 2012, a partir dos negativos originais em 35mm.

É essa a versão que a Kino Now agora apresenta para observação, estudo e conhecimento do mundo inteiro, numa obra cujo visionamento ganha nova urgência.