Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da Semana - Em memória de Florian Schneider (1947 – 2020)

Publicado em 8 Mai. 2020 às 10:16, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da Semana - Em memória de Florian Schneider (1947 – 2020)

No momento em que o mundo lamenta o falecimento de Florian Schneider, vítima de cancro aos 73 anos, "O Síndrome do Vinagre" recorda a criatividade e percurso musicais que protagonizou enquanto fundador e mentor dos míticos Kraftwerk.

Criados nos finais dos anos 60, em Düsseldorf, os Kraftwerk assinalaram a afirmação popular do krautrock – género musical que aliava rock experimental, jazz e, sobretudo, sonoridades eletrónicas criadas por sintetizadores – e influenciariam várias gerações de músicos: Gary Numan, Depeche Mode, Joy Division, Air, ou Daft Punk, todos admitiram a importância dos Kraftwerk nas suas criações musicais.

Igualmente fascinante é observar a evolução dos Kraftwerk através de imagens de arquivo, captadas e preservadas por canais de televisão e/ou equipas de filmagens independentes. Segue, assim, uma série de arquivos, datados dos anos 70 e 80, para recordar sons e ambiências de uma discografia maioritariamente composta por Florian Schneider.


Ao vivo no "Rockpalast", 1970 (fonte: Westdeutscher Rundfunk - WDR). Uma das primeiras e raras aparições públicas dos Kraftwerk (naquela altura, ainda formado por três elementos) de que se conhecem filmagens. A estupefação e surpresa, no rosto da plateia daquele programa de televisão, já demonstravam como a sonoridade do conjunto de Dusseldorf não deixava ninguém indiferente.


Ao vivo no "Beat-Club", em 1971 (fontes: Radio Bremen e Westdeutscher Rundfunk – WDR). Um belíssimo exemplo do surrealismo e experimentalismo musicais (com efeitos visuais, bem típicos da década de 70, a condizer) dos Kraftwerk.


Ao vivo no "RockPop", transmitido pelo canal ZDF, 1978 (fonte: Zweites Deutsches Fernsehen – ZDF). Uma interpretação de 'Die Roboter', plena da iconografia visual que se transformaria na imagem de marca dos Kraftwerk.


Ao vivo no programa juvenil "Ohne Maulkorb", do canal austríaco ORF, em 1981 (fonte: Österreichischer Rundfunk – ORF). Nesta atuação do tema 'Heimcomputer', de salientar a particularidade de estas imagens terem sido, em meados da década passada, alvo de restauro digital a partir do seu registo magnético original conservado em Betamax (um formato analógico que antecedeu o VHS).


Ao vivo no programa "Discoring", 1981, do canal Rai1 (fonte: RAI – Radiotelevisione italiana). Destaque obrigatório para os peculiares instrumentos que os Kraftwerk levaram para o palco, durante esta versão do tema 'Pocket Calculator'.