Publicado em 12 Fev. 2021 às 13:48, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)
Cinco momentos que recordam a longa e diversificada carreira do ator de "Música no Coração" e "Assim é o Amor".
No dia em que se assinala uma semana após a notícia da morte de Christopher Plummer, o Arquivo recorda a carreira do ator de "Música no Coração" e "Assim é o Amor", num percurso repartido, ao longo de seis décadas, entre os palcos do teatro, o grande ecrã e a televisão.
Paralelamente a essa polivalência, os cinco trechos abaixo partilhados, demonstram como o talento, a dedicação e o brio de Christopher Plummer foram uma constante na sua vida profissional.
Produzido em 1963 pelo National Film Board of Canada, "30 Minutes, Mister Plummer" revela os primeiros passos de Christopher Plummer no teatro, mais concretamente no palco do Globe Theater, em Londres. Nesta curta-metragem documental, observamos a preparação e a caracterização do ator para se transformar em Cyrano de Bergerac.
(fonte: National Film Board of Canada – NFB)
Em 1964, nos bastidores de "Música no Coração", as objetivas do programa televisivo "Telescope" captaram Christopher Plummer e Julie Andrews, o labor dos técnicos do filme e, sobretudo, a opinião do ator canadiano sobre as exigências do trabalho para o grande ecrã.
(fonte: Canadian Broadcasting Corporation – CBC)
"The remarkable Polaroid SX-70 Sonar... that simply does the impossible". Em 1980, e coadjuvado por um expressivo Golden Retriever, Plummer emprestou o seu charme a este vídeo promocional do último modelo das câmaras instantâneas da Polaroid.
(fonte: Polaroid Corporation)
Em 2012, num especial da W Magazine produzido pela jornalista Lynn Hirschberg, Christopher Plummer recordava, num registo sentimental e divertido, alguns dos momentos que viveu, simultaneamente como ator e "turista" na Áustria, durante as filmagens de "Música no Coração".
(fonte: W Magazine)
A 26 de fevereiro de 2012, Christopher Plummer vencia o Oscar de Melhor Ator Secundário, pela sua interpretação em "Assim é o Amor", tornando-se no ator mais velho a receber um prémio da Academia naquela categoria.
(fontes: American Broadcasting Company – ABC / Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS)