Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da Semana: cinema em domínio público para ver durante o recolher obrigatório (2.ª parte)

Publicado em 20 Nov. 2020 às 14:14, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da Semana: cinema em domínio público para ver durante o recolher obrigatório (2.ª parte)

Um conjunto de propostas cinematográficas, sem direitos de autor, para conhecer ou redescobrir em casa.

Com um novo fim de semana de recolher obrigatório à porta, e no seguimento da mão-cheia de filmes em domínio público que partilhamos na passada semana, o Síndrome do Vinagre propõe mais uma série de filmes sem direitos autorais em vigor, que podem ser visualizados no conforto e segurança da vossa casa.

Smile, Darn Ya, Smile! (1931, de Rudolf Ising)

Curta-metragem de animação, integrada nas famosas "Merrie Melodies" que a Warner Bros. produziu durante três décadas, "Smile, Darn Ya, Smile!" foi particularmente influente no modo como introduziu sequências de humor no argumento e pelo seu trabalho de sonoplastia. Os mais atentos reconhecerão o tema musical que dá título ao filme, o qual foi, em 1988, "reciclado" por Robert Zemeckis em "Quem Tramou Roger Rabbit?"

(fontes: Harman-Ising Productions / The Vitaphone Corporation / Leon Schlesinger Studios / Warner Bros.)

Humanity and Paper Balloons (1937, de Sadao Yamanaka)

O último filme realizado por Sadao Yamanaka, um dos pioneiros do cinema dramático nipónico, "Humanity and Paper Balloons" é um drama histórico, no Japão feudal do Século XVIII, centrado nos esforços de um samurai de origens humildes em ascender socialmente, e pelos seus próprios méritos. Durante vários anos, foi obra desconhecida para o público ocidental (por exemplo, nunca estreou comercialmente em Portugal), até ao seu "resgate" por nomes como Akira Kurosawa, ou o escritor norte-americano Donald Richie.

(fontes: Sony PCL / Toho Company / Zenshin-za)

Vendaval Maravilhoso (1949, de José Leitão de Barros)

Produção luso-brasileira, sobre a vida do poeta brasileiro Castro Alves e o seu romance com a atriz portuguesa Eugénia Câmara, "Vendaval Maravilhoso" foi alvo, à época de estreia, de inúmeros cortes pela censura dos dois países (sobretudo, por referências à escravatura no Brasil) e o filme raramente é mencionado em livros de história do cinema. No elenco, figuram nomes como Amália Rodrigues, Artur Semedo e, no papel principal, o ator brasileiro Paulo Maurício.

(fonte: Atlântida Cinematográfica / Tobis Portuguesa)

Beat the Devil (1953, de John Huston)

Comédia sobre as aventuras – ou desventuras... – de um grupo de passageiros que, num pequeno porto do Mediterrâneo, aguardam embarque num cargueiro para África, "Beat the Devil" (em Portugal, estreou sob o título "O Tesouro de África") reúne Humphrey Bogart, Jennifer Jones, Gina Lollobrigida e Peter Lorre num filme de ritmo frenético e garantido entretenimento. Contudo, foi um fracasso de bilheteira, e Bogart confessaria, mais tarde, o seu descontentamento em relação ao filme: dois factos que podem justificar a expiração dos seus direitos de autor.

(fontes: Romulus Films / Santana Pictures Corporation)

Carnival Of Souls (1962, de Herk Harvey)

Filme de terror praticamente ignorado durante décadas (nunca estreou no nosso país), "Carnival of Souls" é o exemplo acabado de como o culto cinéfilo pode desencadear, com o passar do tempo, fulgurante apreciação crítica e poder de influência. Cineastas como David Lynch e George Romero sempre destacaram a importância deste título para os seus percursos artísticos, é exibido frequentemente nos cinemas norte-americanos durante a época de Halloween, e a sua banda sonora revela-se uma pequena obra-prima musical executada num órgão de tubos.

(fontes: Harcourt Productions / Centron Corporation)