Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da Semana: Cinema com um século de vida

Publicado em 23 Abr. 2021 às 15:14, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da Semana: Cinema com um século de vida

Do documentário português ao humor de Buster Keaton, eis cinco filmes estreados em 1921.

De 1921, os compêndios de História registam, de modo sumário e relevante, acontecimentos como a eleição de Warren G. Harding a presidente dos Estados Unidos da América, a fundação do Partido Comunista em Portugal, Espanha e China, o Prémio Nobel da Física entregue a Albert Einstein, o surgimento e ascensão ao poder de partidos fascistas na Alemanha e na Itália, o desenvolvimento da primeira vacina contra a tuberculose, os distúrbios raciais de Tulsa, a insurreição militar em Lisboa que ficou conhecida como Noite Sangrenta, ou a fundação, em Florença, da Casa Gucci.

Também há cem anos, o mundo pôde assistir a uma fértil produção cinematográfica, tanto nos Estados Unidos da América como em diversos países europeus: 1921 foi o ano em que Charles Chaplin apresentou "O Garoto de Charlot", Rudolph Valentino imortalizou-se enquanto protagonista de "O Sheik", o realizador francês Jacques Feyder levou ao grande ecrã o influente "Atlântida", a pioneira Lois Weber estreou o drama romântico "The Blot" e "O Carro Fantasma", de Victor Sjöström, converteu-se no primeiro grande filme de produção sueca.

Apesar destes títulos fundamentais, o Arquivo desta semana incide em filmes menos célebres, mas vivamente recomendados, com um século de existência. Documentários de vanguarda, ou que destacam a vivência portuguesa na década de 1920, passando pelo slapstick de Buster Keaton e o drama assinado por uma das primeiras mulheres realizadoras, até a um peculiar exemplo de Expressionismo Alemão, seguem cinco sugestões para melhor conhecer o que os espectadores de cinema fruíram em 1921.

"Manhatta", de Charles Sheeler e Paul Strand

Considerado como um dos primeiros documentários norte-americanos de estética avant-garde, e pioneiro no género designado por "city symphonies", "Manhatta" proporciona, nos seus breves dez minutos, o vislumbre sobre a Nova Iorque das primeiras décadas do Século XX. Realizado por um artista plástico (Charles Sheeler) e um fotógrafo (Paul Strand), o filme presta homenagem visual à arquitetura da cidade, partindo de uma série de planos expressivos sobre o Porto de Nova Iorque, o terminal marítimo de Staten Island, ou a Ponte de Brooklyn, e culminando nos vários arranha-céus de Manhattan.

(Fontes: Film Arts Guild / Kino Video)

"The Boat", de Buster Keaton e Edward F. Cline

Com a duração de duas bobinas de filmes (ou o que, na indústria, se designava como um "two-reel"), "The Boat" foi uma das curtas-metragens de Buster Keaton que mais sucesso obteve na sua data de estreia. Curiosa versão do clássico tema do Homem contra as máquinas, com o apurado timing cómico do seu protagonista e alguns impressionantes efeitos especiais, observamos os esforços de Keaton em impedir que o seu barco – batizado de "Damfino", que gerará um dos gags mais inspirados do filme – naufrague em pleno Oceano Pacífico.

(Fonte: First National Pictures)

"A Covilhã Industrial, pitoresca e seus arredores", de Artur Costa de Macedo

Filme encomendado pelo município da Covilhã à produtora Invicta Film, em 1921, e realizado por Artur Costa de Macedo (cineasta que se dedicou, sobretudo, ao filme documental), é-nos desvendada a Covilhã em 1921: as suas paisagens naturais e zonas de pastoreio, a indústria têxtil – com destaque para a produção de lã – da região e os mercados de batata, fruta, hortaliças e pão. O filme encontra-se preservado pela Cinemateca Portuguesa, sendo também possível visualizá-lo na Cinemateca Digital.

(Fontes: Câmara Municipal da Covilhã / Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema)

"The Love Light", de Frances Marion

Frances Marion é, nos dias que correm, um nome praticamente desconhecido no seio da cultura cinéfila geral. No entanto, esta pioneira do cinema não só foi a primeira profissional a arrecadar dois Oscars de Melhor Argumento, como assinou mais de 300 guiões durante quatro décadas de carreira. "The Love Light" (em Portugal, exibido com o título "Sinal de Amor"), melodrama situado numa cidade costeira de Itália, tornou-se num dos títulos mais célebres de Frances Marion enquanto realizadora e, nos últimos anos, tem merecido crescente reapreciação crítica.

(Fontes: Mary Pickford Company / United Artists)

"Der müde Tod", de Fritz Lang

Um dos filmes menos recordados de Fritz Lang – o realizador dos clássicos "Metropolis" (1927) e "M – Matou" (1931) –, "Der müde Tod" (ou "A Morte Cansada", tal como foi designado no nosso país) inspirou cineastas como Alfred Hitchcock, Raoul Walsh e Luis Buñuel, sendo obra obrigatória para os entusiastas do Expressionismo Alemão. Rico em efeitos especiais inovadores para a época, o filme "personifica", no ator Bernhard Goetzke, a Morte, que aqui concede a uma mulher três oportunidades de salvar o seu amado e, assim, provar que o amor realmente triunfa sobre a morte.

(Fonte: Decla-Bioscop AG)