Publicado em 8 Jun. 2020 às 14:46, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)
Dos tempos do cinema mudo às atuais produções, alguns passos na produção de um filme mantiveram-se quase inalterados. Hoje, espreitamos a forma como são escolhidos os atores e atrizes.
Na indústria cinematográfica, o casting e os screen tests são das práticas mais habituais para a escolha do ator ou da atriz mais adequados para um determinado papel. Através destas etapas de pré-produção, procura-se distinguir as qualidades, de cada intérprete, que melhor se coadunam com os valores e os motivos visuais idealizados pelo realizador ou o argumentista, ao mesmo tempo que se definem pormenores como a caracterização, o guarda-roupa, os adereços e até a própria forma como a sequência será filmada. E, nestas tarefas, o talento e o instinto do diretor de casting revelam-se de particular importância.
Praticamente em vigor desde os primórdios do cinema de ficção, os processos de casting são habitualmente filmados, de modo a se obter, também, uma noção da presença do ator no ecrã. Graças a um longo trabalho de preservação, muitos destes pequenos "filmes de seleção" chegaram até aos nossos dias e vão sendo, frequentemente, publicados em plataformas digitais.
Desse modo, o Arquivo da Semana recorda hoje um rol de castings, screen tests e outras experiências, e reveladoras de mais histórias para além das suas imagens.
Charlie Chaplin testa Georgia Hale, em 1929, para "Luzes da Cidade". Devido a um conflito com a atriz Virginia Cherrill na fase final da rodagem, Chaplin considerou Hale para o papel do interesse romântico de Charlot. No entanto, Cherrill acabou por permanecer no filme.
(fonte: Warner Home Video)
Um sedutor casting de Marlene Dietrich para o clássico alemão "O Anjo Azul" (1930). Segundo reza a lenda, Dietrich estava convencida de que não conseguiria o papel e, por isso, adotou um semblante de tédio e frieza... uma atitude que lhe valeu o protagonismo do filme.
(fonte: Universum Film)
O casting de Aurora Miranda, a irmã mais nova de Carmen, para "Caixinha de Surpresas" (1944), o primeiro filme da Disney a combinar imagem real com animação. De salientar que o áudio original deste teste encontra-se perdido.
(fonte: RKO Radio Pictures)
Screen test de Marlon Brando, em 1947, relativo a uma primeira tentativa de produção do filme "Fúria de Viver" – o qual só seria concretizado em 1955 e com James Dean no principal papel.
(fonte: Warner Bros.)
Audrey Hepburn, num screen test para o filme "Férias em Roma" (1953). Esta audição, aliás, tornou-se lendária no seio da indústria, pois estas imagens foram captadas quando Hepburn julgava que as câmaras tinham parado de filmar. A naturalidade da atriz fez o resto.
(fonte: Paramount Pictures)
Tippi Hedren numa série de testes de guarda-roupa para "Os Pássaros" (1963), de Alfred Hitchock. Para além dos efeitos visuais do filme, os vestidos envergados por Hedren, desenhados por Edith Head, também contribuíram para a sua popularidade.
(fonte: Universal Pictures)
O casting de Bruce Lee, filmado em 1964, com o papel de Kato em vista para a série televisiva "As Aventuras de Bruce Lee". Depois desta participação, Bruce Lee tornar-se-ia nome de referência do cinema de artes marciais.
(fontes: 20th Century Fox Television e Greenway Productions)
Testes de caracterização para "Regresso ao Futuro" (1985), que permitem vislumbrar outras versões pensadas para as personagens de Emmett "Doc" Brown, Biff Tannen e Lorraine McFly.
(fontes: Universal Pictures e Amblin Entertainment)
A audição de Sharon Stone para "Instinto Fatal" (1992). Interagindo com o próprio realizador Paul Verhoeven, foi a partir deste momento que nasceu a femme fatale mais popular dos anos 90.
(fonte: Carolco Pictures)
Casting de Neve Campbell para o filme de terror "Gritos" (1996). Um teste que lhe valeu o papel principal no filme, "batendo" candidatas como Reese Whitherspoon, Alicia Witt e Brittany Murphy.
(fonte: Dimension Films)