Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da Semana: as memórias do primeiro Grande Prémio de Fórmula 1

Publicado em 18 Mai. 2020 às 17:52, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da Semana: as memórias do primeiro Grande Prémio de Fórmula 1

Desta vez, sugerimos uma viagem no tempo a alta velocidade, até ao dia em que se realizou o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1.

O Síndrome do Vinagre recorda como, a 13 de maio de 1950, o circuito de Silverstone, em Inglaterra, recebia o Grande Prémio da Grã-Bretanha (também denominado, na altura, de Grande Prémio da Europa), a prova inaugural da primeira temporada de Fórmula 1.

Numa tarde soalheira de sábado e perante uma audiência estimada de 120 mil espectadores – entre os quais, o rei George VI e a sua filha Isabel –, vinte e um carros alinharam na grelha de partida para uma corrida de 70 voltas, que consagraria a Alfa Romeo como uma das primeiras "potências" de mecânica automóvel na história da Formula 1.

O pódio foi, inclusive, ocupado por três pilotos daquela escuderia: os italianos Giuseppe Farina e Luigi Fagioli no primeiro e segundo lugares, respetivamente, enquanto que o terceiro lugar foi conquistado pelo britânico Reg Parnell.

Quanto ao próprio Grande Prémio, foi uma prova sem incidentes de particular registo mas que, na volta 62, veria Juan Manuel Fangio – piloto argentino que dominaria a modalidade com cinco títulos de Campeão do Mundo de Fórmula 1, durante a década de 1950,  – abandonar a corrida devido a uma fuga de óleo no seu Alfa Romeo 158.

Graças ao esforços de preservação de instituições arquivísticas e particulares podem ser hoje observadas  muitas imagens em movimento – algumas das quais, em registos a cores perfeitamente conservados – daquele dia.

O Arquivo da Semana destaca diversos momentos filmados no Grande Prémio da Grã-Bretanha, a prova que inauguraria uma das competições desportivas mais populares do Século XX.

"Italian Cars 1,2,3 In Grand Prix" (fonte: British Pathé)

 

"1950 British Grand Prix" (fonte: F1 History Zoran Nikodijevic)

 

"Il Gran Premio di Silverstone" (fonte: Istituto Luce Cinecittà)