Cartaz de cinema

O adeus a Gorden Kaye - o René de "Allo Allo!"

Publicado em 24 Jan. 2017 às 10:23, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Obituário)

O adeus a Gorden Kaye - o René de "Allo Allo!"

O ator Gorden Kaye, morreu esta segunda-feira numa residência assistida, de acordo com informação prestada pela sua antiga agência. Tinha 75 anos e alcançou fama, acima de tudo, pelo papel de René Artois, na comédia "Allo Allo!".

A série da BBC, transmitida em 84 episódios, entre 1982 e 1992, foi escrita por David Croft e Jeremy Lloyd e contava as desventuras do dono de um café numa aldeia francesa durante a Segunda Guerra Mundial. Obrigado a juntar-se à resistência à ocupação alemã, envolve-se numa série de embrulhadas e mal entendidos com aviadores britânicos abatidos, é perseguido pela Gestapo e tenta garantir a posse de um valioso quadro que retrata uma certa madona caída de grandes seios da autoria do pintor Von Klomp.

Nascido em Huddersfield, no Yorkshire, na zona norte da Inglaterra, conseguiu o primeiro grande papel como ator na novela "Coronation Street", do canal ITV. A sua carreira prosseguiu com diversos trabalhos em séries de humor até chegar a personagem de René.

Kaye apareceu pela última vez na televisão em 2007, num episódio comemorativo que reuniu vários elementos do elenco original.

Entre as reações de antigos membros do elenco de "Allo Allo!" inclui-se a de Vicki Michelle, que interpretou a criada Yvette, que o elogiou como "ator brilhante e talentoso, profissional consumado, amado em todo o mundo".

Guy Siner (Tenente Gruber) afirmou: 'Estou muito triste por saber da morte de Gorden Kaye; pode não ter sido a pessoa mais fácil do mundo, mas é justo dizer que fizemos um ótimo trabalho juntos. Estou orgulhoso por isso. Que mais pode alguém pedir?"

Kim Hartman (Helga) disse sentir-se "devastada" e acrescentou que "Gorden era um homem tão engraçado e uma parte tão grande da minha vida".

Obituário de "Allo Allo!"

Carmen Silvera, a Madame Edith, esposa de René, morreu em 2002, aos 80 anos. Rose Hill, a Madame Fanny deixou-nos em 2003, com 89 anos. Richard Marner, que interpretou o Coronel Von Strohm, faleceu em 2004, aos 82. Louis Mansi, o pobre von Smallhausen, partiu em 2010, com 83. E Sam Kelly, o Capitão Hans Geering, morreu aos 70 anos, em 2014.