Cartaz de cinema

"O Acontecimento" premiado pela imprensa estrangeira em França

Publicado em 17 Jan. 2022 às 20:32, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Europeu)

"O Acontecimento" premiado pela imprensa estrangeira em França

Os prémios Lumière são votados por mais de cem jornalistas da imprensa estrangeira acreditada em França e distinguem o melhor do cinema gaulês.

Apesar da crise sanitária, a 27.ª edição dos Prémios Lumières, escolha da imprensa estrangeira baseada em França que recompensa as melhores longas-metragens francesas do ano 2021, pôde ainda realizar-se esta segunda-feira, ao vivo, mas com público limitado.

"O Acontecimento", de Audrey Diwan, ganhou o Lumière de melhor filme e o prémio de melhor actriz entregue à protagonista, Anamaria Vartolomei. É a terceira vez que um filme realizado por uma mulher vence a categoria principal dos Lumières depois de Agnès Jaoui, em 2001, e Deniz Gamze Ergüven, em 2016.

"Annette", de Leos Carax, recebeu o Lumière para Melhor Realização, Melhor Fotografia (entregue a Caroline Champetier) e Melhor Música para Ron e Russell Mael que formam o grupo Sparks.

Xavier Giannoli ganhou o Lumière de Melhor Argumento com "Ilusões Perdidas".

"Gagarine", de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, ganhou o Lumière de Melhor Primeira Obra.

Patrick Imbert ganhou o Lumière de Melhor Filme de Animação com "A Cimeira dos Deues" e Thimotée Robart  foi considerado a Melhor Revelação Masculina pelo trabalho em "Les Magnétiques", de Vincent Maël Cardona.

O Lumière de Melhor Actor foi para Benoit Magimel pela interpretação em "De son vivant", de Emmanuelle Bercot, enquanto a Melhor Revelação Feminina coube a Agathe Rousselle pela sua actuação em "Titane", de Julia Ducournau. O prémio de  Melhor Documentário foi para Marie Amiguet e Vincent Munier por "La panthère des neiges".

Por fim, "A Pior Pessoa do Mundo", de Joachim Trier, ganhou o Lumière para a melhor co-produção internacional.