Publicado em 5 Mai. 2017 às 20:43, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Trailers)
Primeiro, uma curta lição de história. Em maio de 1940, no início da Segunda Guerra Mundial, as táticas de guerra-relâmpago dos exércitos de Hitler apanharam de surpresa franceses e britânicos. A mobilidade das tropas e a aposta em carros blindados apoiados por aviões quebraram as linhas aliadas e isolaram a Força Expedicionária Britânica numa área em redor do porto de Dunkirk, na costa noroeste francesa, a apenas 10 kms da fronteira belga.
Perto de 400 mil homens de diversas nações resistiram o melhor que puderam entre 26 de maio e 4 de junho, até serem resgatados numa operação conjunta da força aérea e das marinhas britânica, francesa e holandesa, com o auxílio de todo o género de embarcações civis.
No mesmo dia em que termina a evacuação, na Câmara dos Comuns, o primeiro-ministro Winston Churchill fez um dos seus célebres discursos onde apelou à resistência: "Lutaremos nas praias, lutaremos nos terrenos de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; nunca nos renderemos."
É este o pano de fundo de "Dunkirk", o próximo filme de Christopher Nolan, realizador de "O Cavaleiro das Trevas", "Inception", "Interstellar", ou "Memento", entre outros.
O elenco é longo e cheio de nomes conhecidos. Conta com Tom Hardy, Cillian Murphy, Mark Rylance, Kenneth Branagh, Harry Styles (esse mesmo, o dos One Direction) e James D'Arcy.
A estreia nas salas de cinema acontecerá a 20 de julho.